Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!

Trabalho escravo no Brasil

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

17032009

Mensagem 

Trabalho escravo no Brasil




Very Happy Como vão integrantes do Fórum ?
Trago a tona uma notícia polêmica que o Fantástico veículou no Domingo passado sobre o trabalho escravo no Maranhão (Pesquisem sobre ela). Como vocês definem escravidão ? Quais as diferenças da escravidão da colonização para a atual ? O que as desigualdades sociais tem haver com esse sistema ? Como classificar socialmente esses trabalhadores ? O que nos podemos fazer para mudar isso ?

Estou adorando os debates ! cheers Parabéns!
Ah! Acalmem-se, em alguns momentos concordamos em outros discordamos faz parte do processo . O respeito é questão de ordem.
Abraços!

Tracy Christine
Moderador
Moderador

Feminino Número de Mensagens : 9
Idade : 44
Pontos : 18

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Trabalho escravo no Brasil :: Comentários

avatar

Mensagem em 2009-03-19, 11:11 pm  Lucas Quintiliano

Concordo sim com voce Felipe, eles deveriam estudar e tentar passar nesses concursos, mais eu te garanto que muito mais da metade deles nao tem grau de escolaridade suficiente pra isso, e mais, nao devem nem saber que existem esses concursos pois vivem em condiçoes tao precarias que nao tem acesso a esse tipo de informaçao.




E a questao da escravidao eu acho muito dificil de ser eliminada da nossa sociedade, infelizmente.
Uma
grande repercusão na midia como esta acontecendo, nao mudara muito as
coisas pois como falei no paragrafo de cima, nao sao todos que tem as informaçoes que agente tem e
principalmente os trabalhadores, já que são tao explorados e vivem em
precarias condiçoes que jamais teram acesso a meios de comunicaçao pra
tomar conhecimento do fato !

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-19, 11:24 pm  clara veiga

Então Luíz , foi o que eu diisse , a lei existe mais não é cumprida , e eu ate concordo com você , que a maioria das leis em nosso país não estão vigorando , e se continuar assim ,como ficará a sociedade ? sem organização nenhuma ; mais é bom ressaltar que existe sim muitas leis que estão em vigor , e sendo cumpridas formalmente , é um exagero da sua parte dizer que nenhuma lei é cumprida .
mais volto a dizer , o trabalho esravo é crime , e nessa hora cadê a lei ? , se uma pessoa " humilde" rouba uma galinha , passa meses na cadeia , agora se uma pessoa explora a outra , faz coisas macrabas com outro ser humano , a lei se esconde entre os panos . ONDE ESTA A JUSTIÇA NESSE PAÍS ??

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-19, 11:24 pm  Fred Protzner

Boas observações Karol e Felipe !! Mas não podemos deixar de dizer que, quem escolhe os seus representntes no governo é a população, que no caso seriam os moradores das cidades no interior do Maranhão. Acredito que os trabalhadores sejam os ultimos responsáveis pela presença de tais corruptos no poder ! A eleição de tais, é reponsável por toda a população que ali vive, a falta de concientização dos fatos decorrentes "talvez" seja um dos principais motivos para a eleição, e no caso reeleição do prefeito, que procuram primeiramente o próprio benefício, do que procurar resolver tais absurdos !!

“Eu não vou falar nada porque isso ai não vai aliviar, nem vai me defender, nem coisa nenhuma. Então, é melhor ficar mesmo calado e pronto”, disse o ex-prefeito". Exemplo claro do descaso da autoridade !

Também não podemos julga-los de tal forma responsáveis por não poderem estudar para estes concursos, pois em nosso país, nem todos ( infelizmente ) possuímos a mesma oportunidade, que diferencia muito na escolha de representantes para preenxer as vagas do concurso e não podemos esquecer que a maioria dos trabalhadores explorados possuem família para sustentar ! Quando não se possuí emprego, "talvez" seja melhor se submeter a tais abusos, do que ver seu proprio filho chorando de fome !

Em minha opinião, enquanto a população nao se unir, para revindicar seus direitos e se mobilizar sobre os fatos decorrentes, o nosso país continuará apresentando tais absurdos!!

abraços !!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-19, 11:25 pm  Edson Jr.

O Escravismo é um modo de produção onde um ser humano tem direitos de propriedade sobre o outro, o qual e chamado de escarvo, este modo de produção existe desde as mais antigas sociedades humanas(Egito por exemplo), onde os escravos eram a principal força de trabalho e portanto, necessarios, mas na sociedade atual explorar a força de trabalho de um ser humano sem que este tenha minimas condições para exercer seu trabalho e inadimissivel.

Situações como as mostradas na reportagem do fantastico, que são inacreditaveis, ainda existem por causa de pessoas que insistem em explorar a pessoas, levar vantagem em tudo... que como o Luis Cadavid acreditam que no Brasil a lei so fica no papel e acreditam que ficaram livres de punições, e tambem por causa dos explorados que se submetem a este tipo de trabalho, que não procuraram um emprego nas conformidades da lei, ou uma maneira de subir na vida...

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-19, 11:34 pm  clara veiga

Não acho coerente dizer que eles aceitam a situação , pois sabemos que só estando na situação ,de fome , desemprego , falta de água , para saber ao que nos subtemos para obter o minimo para a sobrevivecia . Hoje o indice de trabalho escravo se dá por realmente o governo não apoiar as pessoas necessitadas , então assim , o que as restas fazer é aceitar o que vier . " eles trabalham não para receber e sim para sobreviver " .
e se eles não aceitassem essas condiçoes Karol , o que eles fariam ? passariam fome , morreriam em suas casas , sentariam esperando a morte chegar? Porque todos sabemos o governo não faria nada .
E sobre eleger alguem , muitas vezes , as pessoas ganham para votar em corruptos , mais se for pensar , dessa forma eles pelo menos ganham alguma coisa , pois qualquer um que estiver no poder não apoiará os injustiçados . INJUSTIÇA NO BRASIL É FATO!!


versos do grupo titãs :

" desde os primordios
ate hoje em dia
o homem ainda faz
o que o macaco fazia
(...)
homem primata
capitalismo selvagem
eu aprendi a vida é um jogo
cada um por si
e Deus contra todos
(...) é bom aprender a vida é cruel .


capitalismo selvagem !! "/

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 1:30 am  Thata =)

Bom , muitos já responderam as primeiras perguntas de Tacy,então vou direto ao ponto Razz ...Como podemos ver claramente nessa situação revoltante, a desigualdade social é novamente toda (Ou 99,9%) responsavel . A escravidão foi abolida do Brasil a mais de 100 anos ,porém sua prática não foi extinta . Muitas pessoas que vivem precariamente se submetem ao modo de produção escravista nos dias atuais, mesmo com tantas leis regentes como já foi citado acima...
A nossa Constituição Federal garante: "ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante" (art. 5,III), o pacto nacional pela erradicação do trabalho escravo, iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), já está completando seus quatro anos, e sem contar com a nossa Declaração dos direitos humanos que cita claramente
''Artigo I Todas as pessoas nascem LIVRES E IGUAIS em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.''
'’Artigo IV Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão PROIBIDOS em todas as suas formas.’’
''Artigo V ’NINGUÉM será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.’’
Entre muitos outros artigos que abordam a situação , mas , o que ainda falta em nossas legislações são penas realmente significativas . E as pessoas que se submetem a essa situação são aquelas que não possuem nenhum grau de escolaridade e educação , como elas reivindicarão seus direitos sem conhecimento dos mesmos ? Diante da precariedade elas se entregam .
E como citou a Hellen devemos ressaltar que na reportagem o responsável é um Juiz, um representante da justiça...
Até quando a ganância falará mais alto ? =/

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 1:38 am  Débora Mini

Concordo que no Brasil ainda há muita impunidade,em relação aos que ocupam cargos políticos, mas não acredito que seja culpa do governo o fato da escravidão ainda ocorrer...tá certo que a falta de estudo, a má distribuição de renda...tudo possibilita o surgimento da exploração,mas a culpa é do ser humano (se é que ainda pode ser chamado assim) que escraviza esses trabalhadores...enganando-os com promessas de salários, promoções... e qndo os trabalhadores percebem já não tem como fugir,pois estão em local de mata fechada ( como em casos na Amazonia) ou em locais de dificil acesso,assim são obrigados a viver daquele jeito...

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 4:28 pm  Camilla Gabriella

Muitas vezes as pessoas que se submetem a essa situação não tem outra opção de trabalho, ou muitas vezes são enganadas com falsas promessas de salário, que a vida deles ira melhorar. Porém o que acontece é muito diferente, são explorados e obrigados a fazer tudo o que o patrão manda, e são ameaçados, por isso muitas não denunciam por medo de serem mortos ou perderem suas famílias. O "empregado" (escravo) fica sempre devendo dinheiro ao patrão, pois tudo ele tem que comprar do seu patrão, e com isso ele depende do patrão para ter uma minima condição de vida, pelo menos para não passarem fome, o que muitas vezes acontece com essas pessoas. E para não passarem fome, ou não serem castigados se submetem a tudo que o patrão manda. Leis no Brasil existem sim, só não há fiscalização suficiente, ou então esses "patrões" nem são denunciados, e a fiscalização não vai "adivinhar" que isso está acontecendo, ou até mesmo são subordinados para não punir essas pessoas, simplesmente fingem que isso não acontece.
Discordo da Clara, injustiça no Brasil existe sim, como existe em todos os lugares, não podemos generalizar dessa forma, pois assim você coloca o nosso país como o país das injustiças e não é bem assim. Podem todos discordarem do que eu estou falando, mas como sou brasileira sei enxergar os pontos positivos e negativos, não inferiorizando a minha nação! EU SOU BRASILEIRA E NÃO DESISTO NUNCA! Laughing

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 7:29 pm  Débora Mini

Concordo com você Camila...achei muito bem dito, o Brasil pode ter ainda muita inustiça,mas não podemos falar que a justiça não funciona totalmente...

"Segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra ), em 2002 foram libertados 2.156 trabalhadores, que receberam R$ 2 milhões a título de indenização; neste ano, até setembro, o número de libertados já atingia 3.500 e as indenizações pagas somavam R$ 4,8 milhões. "

"Em 2002, o Ministério do Trabalho libertou 2.306 trabalhadores escravos nas áreas rurais do país. Em 2004, foram libertados 4.932."

E não pense que é só no Brasil que a escravidão ainda ocorre...

"A prática se mantém em diversos países da África e da Ásia (especialmente na China), mas é de se supor que o trabalho em condições precárias e de grande exploração esteja presente em todos os países ricos onde é grande o fluxo de imigrantes, como os Estados Unidos e a União Européia.

Um estudo publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização das Nações Unidas, em maio de 2005, indica que existem cerca de 12,3 milhões de escravos no mundo todo, dos quais entre 40% e 50% são crianças."


Ou seja...o Brasil sim...tem muitos problemas,mas não podemos achar que é exclusivo daqui.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 8:02 pm  Hellen

Consideramos ou não coitadinhos ? é um caso bem relativo não é ,mais como mudar isso se o governo não investe e não se preocupa com essa desigualdade e exploração vividas hoje? E também por não terem uma educação "completa ", como vão lutar por seus direitos? É um caso muito complicado de falar se são ou não coitadinhos, preferem ou não serem explorados, buscam ou não essa forma de trabalho para sobrevivência (...)

E comentando , Camilla, tá certo que vc é brasileira e não desiste nunca , maaaas
como vc acha que vamos contribuir para essa mudança , se nem as pessoas querem mudar, ou até os " chefões " que participam da " justiça do trabalhador " não dão a minima para o que está acontecendo eeeee ainda contribuem para oaumento dessas situações ( exloração ) !

beeijo Very Happy

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 9:15 pm  clara veiga

Camila , descordo em partes de você , pois em momento nenhum desconsiderei as exuberancias de meu país , sei que há varios fatos positivos no Brasil , e nunca deixei de os admira-los , mais o fato é , você não acha que os fatos negativos de nosso país estão se destacando , e desvalorizando os positivos? se você parar pra ler um jornal , ver os telejornais . O que a midia mais divulga ? as belezas naturai do país ou as injustiças relacionadas politicamente e socialmente? !! Se todos pensarmos com razão e frieza , veremos que dessa forma , sentar no sofá , olhar tudo isso acontecer , e dizer: " AH EU NÃO VOU FAZER NADA NÃO , PORQUE NO BRASIL TEM MUITAS CARACTERISTICAS NATURAIS , E EU SOU BRASILEIRA , E NÃO DESITO NUNCA " , é uma forma de proliferar a injustiça no país , isso é não agir , não enxergar as consequencias , não ver os fatos . . . Evil or Very Mad

mais eu também sou brasileira , e garanto , não desito nunca!!!!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 2009-03-20, 9:21 pm  Thais Emeline

Concordo c/ a Hellen

Consideramos ou não coitadinhos ? é um caso bem relativo não é ,mais como mudar isso se o governo não investe e não se preocupa com essa desigualdade e exploração vividas hoje? E também por não terem uma educação "completa ", como vão lutar por seus direitos? É um caso muito complicado de falar se são ou não coitadinhos, preferem ou não serem explorados, buscam ou não essa forma de trabalho para sobrevivência (...)

Concordo c/ a Camila




Discordo da Clara, injustiça no Brasil existe sim, como existe em todos os lugares, não podemos generalizar dessa forma, pois assim você coloca o nosso país como o país das injustiças e não é bem assim. Podem todos discordarem do que eu estou falando, mas como sou brasileira sei enxergar os pontos positivos e negativos, não inferiorizando a minha nação!

bjusss Very Happy

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 9:30 pm  Lorena Liboni


Concordo com vocês meninas !

Escravidão ? Nós estamos no século XXI .!! Trabalhadores que ao invés de matar, roubar querem procurar um emprego digno,e quando conseguem um acham que os problemas vão acabar mas eles nem imaginam que eles estão só começando .. IGUALITÁRIO ? ahahahahaah .. O Brasil está longe disso .. Trabalhadores passando fome, em locais com uma higiene precária, correndo sérios riscos de pegar doenças .. fora a alimentação ! E isso tudo pra no final do mês vir aquele salário irrisório, que não dá nem pra comprar um saco de arroz ! Eu acho que a maioria dessas pessoas não sabem que existem os DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO,aqueles que o povo na Revolução Francesa lutou tanto até que conseguiram botar em prática .Se formos olhar bem é suuper difícil empregar esses direitos até nos dias de hoje .. ! O que foi posto em prática pelo povo que viveu na época da revolução só foi possível porque eles conheciam os direitos que eram obrigatórios a todos os seres humanos! Lógico que algumas dessas pessoas que estão sendo feitas de escravas devem conhecer ao menos um pouco desses direitos , mas por algum impedimento(ameaças,medo de não ter dinheiro no final do mês) não tem coragem de denunciar .. Eu acho que tudo isso acontece devido a falta de oportunidades de emprego no Brasil, pois se tivesse emprego eles com certeza não iam NUNCA aceitar viver sendo escravos .. ISSO É UMA VERGONHA ! Todo mundo tem direito de ter uma vida digna e de viver feliz .. eles são pessoas como nós e mesmo que fossem animais ... NINGUÉM tem o direito de tratar alguém assim .. !Se não tomarem medidas sérias essa situação vai piorar pois cada dia que passa parece que o ser humano vai ficando com uma mente mais maligna e pensa que para se ter algo, tem que explorar de outras pessoas .. Quando eu escuto falar " BRASIL, UM PAÍS DE TODOS " ..de todos ? ahahahah .. não mesmo .. o nosso Brasil não é de todos..é de quem comanda,de quem explora .. a voz do povo aqui, não é a que fala mais alto .. infelizmente !

Exploração,Escravidão ...
QUE PAÍS É ESSE ???

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 9:37 pm  Débora Mini

Clara,só em relação à midia...ela divulga o lado ruim por que é esse que dá lucro.

É esse que gera polêmica. O papel da midia é mostrar o que acontece no país de ruim,e de bom também, para que possamos tomar uma atitude, que nem esse caso da escravidão,se a midia não tivesse mostrado não iria haver nem haver essa discussão.

Não acredito que a midia só mostra lado ruim por que SÓ tem lado ruim...

Mas voltando ao assunto de escravidão...

Tracy Christine escreveu:O que nos podemos fazer para mudar isso ?

Acredito que poderiamos divulgar mais o assunto, mostrando aos brasileiros o que é trabalho escravo e que eles não podem aceitar condições de trabalho abaixo da necessária até para se sobreviver (como na reportagem do Fantástico,que eles bebem a mesma àgua que lavam o corpo).


E denunciarmos sempre que tomarmos consciência de um trabalho escravo,e não devemos pensar que é só no campo ou na Amazônia que trabalho escravo existe, li em uma reportagem que imigrantes estavão sendo mantido em um galpão em São Paulo como escravos, realmente...é uma vergonha!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 9:53 pm  clara veiga

É a gente realmente pensa diferente , porque eu acho que apartir do momento em que há injustiça num país ele já não pode ser considerado a setima maravilha do mundo . Você já pensou que enquanto os turistas vêm aqui desfrutar dessa tal belezas culturais que vocês tanto falam , há crianças que nunca tomaram um banho de chuveiro , que pagam contas de água que nunca viram , que comem comida feita com água dos rios , que não têm o que vestir e calçar , porque os seus pais trabalham o mês inteiro pra no final , como diz a chegada ali em cima , comprar um pacote de arroz pro mes inteiro , isso é um trabalho escravo , onde as pessoas ganham por mês o que pessoas que têm um trabalho justo recebem por meio horario de trabalho . O que é isto , esse é o Brasil que vocês tanto têm orgulho de morar??
Mas , eu não estou dizendo aqui que só há justiça no Brasil , há sim justiça, e quando poucas vezes vejo isso sendo praticado sinto muito feliz , mais é fato , isso é raro .!!! Agora , sim a midia ganha dinheiro divulgando as injustiças , os fatos negativos , por lucro . então PALMAS pra midia , porque se não fosse ela , não ficariams sabendo de um terço do que ocorre em nosso país . Meninas não tirem palavras de mim , eu só disse que a injustiça se destaca , mas não é por que só tem isso noo Brasil , no país há cultura , ha pilares , há religião , há tanta coisa bonita . mais não acho legal agente fazer um debate sobre as coisas boas do Brasil , afinal é melhor discutirmos o que tem necessidade de mudar .
engraçado é que , o governo ao invés de acabar com o trabalho escravo , indiretamente ajuda ele a prospera-lo , pois cria os bolsas nos sei o o que( familia , criança) e acaba que as pessoas começam a ter mais filhos para ganhar o bolsa criança , começam a querer ganhar o bolsa e familia , e aceitam assim o trabalho que vier para preencher o resto da renda familiar .
passou no FANTASTICO , nos domingos pra tras , uma cidade no Brasil , onde as familias tem renda minima , as empregadas domesticas recebem 30,00 reais por mês . TEM NOÇAO DO QUE É ISTO? é receber 1 real por dia de trabalho , isso é um trabalho escravo , e sabe porque eles aceitam isso? porque não tem saída , o governo não ajuda , e realmente esse pais ta longe de ser igualitario , totalmente egocentrista . Sad


que país é este ? - legião urbana

"Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Somente morto eu descanso,
Mas o sangue anda solto
Manchando papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior"

QUE PAÍS É ESTE ?

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 10:00 pm  Isabella Estefania

Discordo da Camila quando ela fala que a injustiça existe no Brasil assim como nos outros países. Eu acho assim, nós não devemos nos acomodar com a situação atual do Brasil só porque nos outros países acontecem esses problemas também. Não temos que esperar que os outros países amenizem essa situação para pensarmos em amenizar a situação do nosso país não! E muito menos devemos esperar dos representantes brasileiros para amenizarem a situação, já vimos que o trabalho escravo muitas vezes começam com eles mesmos, como foi o caso do juiz do Maranhão. Não vi a Clara inferiorizando a nossa nação de forma alguma no comentário dela, muito pelo contrário.

Concordo com a Clara quando ela fala que tem muita injustiça, sim! Nós não podemos 'fechar os olhos' para os pontos negativos só porque acreditamos na nossa nação, temos que pensar com a razão. Como os trabalhadores podem estudar, como Felipe falou, se eles trabalham o dia inteiro? Muitos podem falar para que eles larguem o trabalho para estudarem, mais vale ressaltar que, como acontece no Maranhão, os trabalhadores não tem escolha, eles têm que ficar trabalhando em condições insalubres porque estão em dívida com o 'chefão'. O Brasil tem seus pontos positivos, sim, mais acho como a Clara que os pontos negativos estão ofuscando o que há de melhor no Brasil. silent

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 10:28 pm  Enaile Gabriella

O trabalho escravo, infelizmente, ainda ocorre no Brasil. Nâo porque as pessoas(escravizadas) escolhem,não é por vontade própia, mas sim porque vivemos num país democrático, onde há desigualdade social, e os mais poderosos não sabem compartilhar com os menos favorecidos, eles só pensam em atitudes que favoreça seus objetivos, por isso contrata serviços, dos inferiores, dizendo que vai ajudá-lo, mas, na verdade, ecraviza o pobre coitado e este, sem ter outra saída, acaba se submetendo aos patrões, pois mesmo vivendo em condições absurdas, consegue ganhar o pão de cada dia. Camila, eu concordo plenamente com você, pois não podemos ver somente o lado negativo do nosso país,claro que este pesa mais, e por isso o que devemos fazer é tentar, de alguma forma,amenizar esta situação. Rolling Eyes

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 10:49 pm  Lucas Rodrigues

O trabalho escravo consiste em, os trabalhadores tidos como escravos são agenciados pelos donos das fazendas, que saem em busca de trabalhadores na época das safras. Levados a lugares distantes de sua residência, esses trabalhadores já chegam às fazendas com dívidas de transporte, moradia e alimentação, que nunca são quitadas, é '' + ou - '' um ciclo vicioso, e apesar do absurdo da situação, o próprio trabalhador acaba por sentir-se obrigado a permanecer no local até que as dívidas sejam pagas. Porem esses trabalhadores (deve ser pela falta de instrução) podem denunciar os donos das fazendas conseguindo assim uma indenização.
Como o Felipe disse essa pessoas podem estudar (existe muitos cursos que dão remuneração mensalmente e encaminham para o mercado de trabalho), então acho que em partes esses '' trabalhadores tidos como escravos '' tem um pouco de culpa pela sua situação, pois não fazem nada para melhorar sua vida!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 11:03 pm  clara veiga

BAAAKANA , meu caro amigo ai de cima Evil or Very Mad .! quer dizer que todos os necessitados deveriam fazer esses cursos , que recebem muito pouco , e não dá pra sustentar familia nenhuma ??????? Question , ao invés de tentar arrumar um emprego e tentar alguma coisa que dê pra sobreviver . . , de qualquer forma nada é suprirá todas as necessidades , maas , temos que pensar que os injustiçados não são nem sempre jovens , podem ser PAIS DE FAMILIA , QUE TEM FAMILIA com varios membros para sustentar.
abraços

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 2009-03-20, 11:09 pm  Le

Pra comecar a definicao da escravidao é uma sociedade onde o ser humano tem direitos de propriedade sobre outro chamado de escravo, eles eram considerados como mercadorias eram maltratatados muitas vezes piores que animais. Sad
Os portugueses, traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra onde eram considerados escravos ja a escravidao atual aqui no Brasil acontece rpincipalmente no Maranhao que trabalham princípalmente na carvoaria,pecuaria ou fazendas de soja e na epoca da colonizacao nao era proibido mas agora é algo ilegal.
Esse sistema se apoia em agricultores buscando ganho de mercado sem se importar com a consequencia que isto tem para com os trabalhadores.
Estes ''escravos'' se submetem a isso a esta sociedade onde eles nao encontrar empregos para ao menos se alimentar,e onde os mais ricos vao querer explorar os mais pobres por possuirem maior poder. Question
Estes trabalhadores nao possuem nenhuma influencia na sociedade eles muitas vezes nao seram ouvidas em suas reenvidicacoes pois sao considerados inferiores pelos poderosos que so buscam explora-los.
Depois de saber de que ainda existe escravidao no Brasil as pessoas precisam tomar atitudes para mudar isto busacando acabar com as desigualdades, denunciando e ajudando o trabalhador a se estabelecer com o emprego digno
Comecar com voce, e com as pessoas a sua volta, busacando acabar com as desigualdades sociais ajudando alguem que precisa, respeitam e querendo o bem para os outros como para si mesmo assim com simples gestos acabaria com a escravidao e outras exploracoes... What a Face Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven
Leticia Dutra M. 2 MS

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 11:22 pm  Débora Mini

Eu não pensei que a Clara tivesse falando que o Brasil não tem beleza e tal...mas discordo (como ela já falou,meu ponto de vista é diferente ) que o trabalhador que recebe um salário baixo seja escravo, para mim trabalho escravo é aquele que a pessoa não tem nem o que comer direito,que diga o que vestir,mas se ,como foi citado, a pessoa chega em casa e fala que o dinheiro está apertado e está faltando até para comida...isso é culpa da má distribuição de renda,mas essa pessoa,ao contrario do escravo tem um lar, uma família esperando e um trabalho valorizado,mesmo que seja um salário baixo...escravo não consegue nem ver a família direito...bom,esse é meu ponto de vista.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 11:32 pm  Camila Cristina

O Brasil não vai esperar que as outras nações resolva seus problemas para que o Brasil resolva o seu,(claro que não).O Brasil,bem ou mal cresceu muito,na area tecnológica e científica,não devemos pensar nas exuberancias,devemos pensar no Brasil lá fora,o quanto ele está sendo valorizado,na economia,na exportação.Eu concordo com a Camilla,nós temos que valorizar o Brasil sim, dependente dos problemas que nós vivenciamos.Não há nada de mal no que a Camilla disse.Ela está ressaltando o quanto o Brasil é maravilhoso,e que podemos melhorar,não enxergar com certo pessimismo,como voces estão falando.Aí sim é certo dizer:EU SOU BRASILEIRA E NÃO DESISTO NUNCA!É tentar olhar para os problemas do Brasil e dizer:O Brasil é tão bonito e UNIDOS podemos fazer um país melhor,não desistir.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-20, 11:55 pm  Vinicim

Absurdo é pouco pelo que acabamos de ver que acontece até nos dias atuais, sinceramente para mim algo como isso era impossível de acontecer no nosso cotidiano, resumindo: algo IRRACIONAL!
“Tem que pegar antes que o gado sai de lá do curral, que vai pra água. Tem que pegar antes que solta o gado, pra pegar água mais limpa”
Simplismente pessoas brigando com animais para a luta da sobrevivência, algo lamentável.Será que o dinheiro também faz o ser humano? Quer dizer, quando tenho uma boa renda e posso adquirir algo para minha alimentação e vestuário posso ser considerado um ser humano, mas isso não acontece com esses ''trabalhadores'', eles não são tratados como seres humanos.
Para mim a principal diferença que existe entre a escravidão colonial para essa atual é que na época de colonização, os colonizadores objetivavam acima de tudo o acúmulo de terras e riquezas, não pensavam tanto quanto a razão como pensamos hoje, e mesmo hoje com a nossa evolução para sabermos da consequência de cada coisa que realizamos, há caso como esses lamentáveis.
Com certeza temos um alto grau de evolução desde a Idade Média até os dias atuais, mas também regredimos muitas vezes ao ''Mundo das Trevas'' onde agimos irracionalmente, como em casos como esses. silent

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-21, 12:57 am  Lucas Quintiliano

mais o Clara Veiga .. ce acha que eles tem sempre oportunidades ? que eles sabem que esse concursos existem !? Acho que nao heim ?!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-03-21, 1:37 am  clara veiga

ôo joow , então eu acho como você , que eles não tem oportunidades para esses concursos e por isso se submetem ao trabalho explorado . entendeu meu ponto de vista?

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem   Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum