Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!
Fórum de Sociologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trabalho escravo no Brasil

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

17032009

Mensagem 

Trabalho escravo no Brasil - Página 4 Empty Trabalho escravo no Brasil




Very Happy Como vão integrantes do Fórum ?
Trago a tona uma notícia polêmica que o Fantástico veículou no Domingo passado sobre o trabalho escravo no Maranhão (Pesquisem sobre ela). Como vocês definem escravidão ? Quais as diferenças da escravidão da colonização para a atual ? O que as desigualdades sociais tem haver com esse sistema ? Como classificar socialmente esses trabalhadores ? O que nos podemos fazer para mudar isso ?

Estou adorando os debates ! cheers Parabéns!
Ah! Acalmem-se, em alguns momentos concordamos em outros discordamos faz parte do processo . O respeito é questão de ordem.
Abraços!
avatar
Tracy Christine
Moderador
Moderador

Feminino Número de Mensagens : 9
Idade : 51
Pontos : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Trabalho escravo no Brasil :: Comentários

Edelweiss

Mensagem 2009-03-23, 11:44 pm  Edelweiss

Escravidão é quando as pessoas abusam proficionalmente de um outro sem qualquer vínculo empregatício ( carteira assinada), sem remuneração e principalmente impedindo-as de serem livres.
Na época da colonização as pessoas eram forçadas a serem escravas, pois os escravos africanos não possuiam outra opção. Hoje em dia teoricamnete não existe mais a escravidão, só que na prática não é isso que acontece como demonstra a reportagem sobre o Maranhão exibida no Fantástico. Muitas pessoas aceitam essa situação por falta de opção, preferem viver como ''animais'', comendo e bebendo precariamente a viver passando necessidade.
A desigualdade social gera a má distribuição de renda, ou seja, enquanto uma minoria é rica em excesso, a maioria é totalmente desfavorecida(não tendo o que comer, onde morar e sem emprego).
Socialmente essa classe trabalhadora vive em condições precárias, sendo exploradas, humilhadas sem condições de protesto, pois são obrigadas a aceitarem essa situação.
Para mudarmos essa situação primeiramente devemos fazer denúncias quando presenciarmos esse tipo de exploração, depois é presciso conscientizarmos essas pessoas de que elas estão sendo tratadas como escravas. É importante também que a justiça exerça seu papel na sociedade.
Embarassed

Ir para o topo Ir para baixo

Vanessa

Mensagem 2009-03-24, 12:28 am  Vanessa



É revoltante as consequências dos fatos presentes em nossa realidade quanto ao assunto; trabalho escravo, relacionando- o aos atos desumanos, o que pessoas são submetidas a passar por tempo indeterminado sujeito a passar toda sua vida sem a esperança de um futuro melhor e mais, sem nós não sabermos ao certo uma solução para contornar essa situação.

Diante dos posicionamentos aqui presentes, percebi como solução de muitos: melhorias na educação, eleições conscientes de políticos para uma possível chance de mudança benéfica á população, maior informatização, denúncia. Entretanto podemos considerar que por estármos em uma sociedade com considerável índice de desenvolvimento devido a tecnologia e demais fatores, deparamos com pessoas que não tem condições de acompanhar esses avanços e sua única forma de SOBREVIVÊNCIA, de obtenção salarial por minimo que seja é através dessas condições absurdas. É relevante considerar que supondo que a sociedade começasse a denunciar, expor de forma ampla o trabalho escravo e suas ocorrencias resultando na eliminação do mesmo. E as pessoas que tinham como aquele “trabalho” por mais desumano que seja, sua única forma de obtenção de dinheiro para sua sustentação. Será que apenas banir esses atos ilegais seria a solução? E quanto as pessoas supostamente livres? Será que estariam realmente livres? O que seria do futuro delas que antes já não tinham por serem exploradas e agoras por não estarem, será que algo mudaria? Acredito que talvez seja a própria sociedade que impõe essas pessoas a se submeterem a tais fatos extremos contra a VIDA. E talvez a melhor maneira seja sim a eliminação do trabalho escravo mas a contribuição o investimento nelas em suas capacidades e experiências, ás valorizando e obtendo assim a ajuda delas para o caminho ao progresso.

Evidentemente existirá dificuldades, entretanto acredito que se somos capazes de desafiar a vida porquê não á incentivar.

Ir para o topo Ir para baixo

Laissa

Mensagem 2009-03-24, 1:01 am  Laissa

Rafael do Carmo escreveu:Concordo plenamente com você Laissa. Acho que se vigorasse uma pena maior e com mais "eficiência" a probabilidade de encontrar -mos notícias de pessoas trabalhando igual a um escravo, com as mesmas condiçôes precárias, serio bem menor. Mais infelizmente no nosso país nâo é exatamente igual teria que ser. Como você mesmo disse não há uma fiscalização eficiente para as penas e possui graves falhas nesse setor, no qual algumas pessoas, que praticam atos de violência como a escravidâo , não cumprem a pena exigida .

Más acho que cada um de nós podemos contribuir com atos simples , como denunciar qualquer evento que esteja relacionado com grave barbaridade em que ainda predomina a escravidão !

Bom Rafael, eu também acho que poderiamos contribuir denunciano, mais isso só funciona em lugares onde há realmente justiça, olha só quantas pessoas denunciam, lutam por justiça, vão atraz das leis e nada acontece ? Sim, é verdade que temos que denunciar e impedir esses atos ilícitos, mais TEM QUE HAVER JUSTIÇA ! e infelismente ainda não há !

Ir para o topo Ir para baixo

Vanessa

Mensagem 2009-03-24, 1:10 am  Vanessa

Entretanto Laissa como me posicionei anteriormente, será que se apenas denunciarmos estaremos fazendo realmento o certo?!

E o futuro dessas pessoas que antes exploradas e humilhadas, e depois supostamente livres e ''sem rumo''. Será que isso pode ser realmente chamado de justiça?

Ir para o topo Ir para baixo

Laissa

Mensagem 2009-03-24, 2:49 am  Laissa

Vanessa , vendo que vai haver justiça essas pessoas antes exploradas vão encontrar um meio melhor de sobreviver, um meio que não seja fora das leis!

Ir para o topo Ir para baixo

Thuany

Mensagem 2009-03-24, 11:33 am  Thuany

Laissa eu descordo de voce! sera que voce ja parou para pensar que esse é o unico meio de vida daquelas pessoas? Sera que essa num é o unica forma delas sobreviverem?
Na regiao em que elas vivem(como foi dito nos primeiros posts) é o unico meio de trabalho! Eles se sujeitam a esse tipo de trabalho,humilhaçao porque nao existe outro meio para que eles posam sobreviver e criar sua familia! Infelismente essa é uma realidade que nosso povo ainda vive! Mais nao devemos nos esquecer que a ESPERANÇA é a ultima que morre!


=]

Ir para o topo Ir para baixo

Laissa

Mensagem 2009-03-24, 4:06 pm  Laissa

Thuuany,
eu sei que muitas vezes é esse o unico modo de sobreviverem, mais como
na reportagem que a Tracy passou muitas pessoas estão nesse trabalho
por opção propria ! e as que só teem esse meio, eu acho qe , como a
Claudinha me disse, é melhor ganhar 5 reais que nada, maas eu acho que
eles tem que ganhar esses 5 reais de formaa justa, dentro das leis,e
não se submetendo a essa escravidão, porque qndo eles se submetem a
isso eles estão alem de financiando isso , eles também estão
incentivando pra que isso continue ! =) Como eu já disse acho que no outro debate, o Governo tem que fazer sua parte e ajudar essas pessoas dando oportunidades, bom ensino etc , o que ele está fazendo é enrolando isso, porqe as oportunidades não chegam a qem precisa o ensino é de pessima qualidade.. desse jeito é claro que essas pessoas não terão outro meio de sobreviver alem desse meio que estão inseridas que é ser humilhada, tratadas como animais ..

(To vendo qe um moonte de gente vai endoidar comigo !) lol!

Ir para o topo Ir para baixo

Lucas Quintiliano

Mensagem 2009-03-24, 4:23 pm  Lucas Quintiliano

Mais Laissa, continuando no que a Thuany escreveu, eles nao tem nem noçao do que acontece na vida fora das dependecias onde vivem, na ha uma televisao ou qualquer outro tipo de meio de comunicaçao la, e o grau de escolaridade e conhecimento dessas pessoas sao muuuuuuito baixos e por isso sao escravizados pois se deixam levar por qualquer coisa dita por alguem rico e poderoso.

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 2009-03-24, 4:31 pm  ♦João♦

eu concordo com a Laissa !
TEMOS Q DENUNCIAR
hasuahsuasau

Ir para o topo Ir para baixo

Marcela

Mensagem 2009-03-24, 5:33 pm  Marcela

Pela primeira vez na vida eu CONCORDOO com o LUCAS =)!
Como essas pessoas escravizadas nao tem nenhum meio de comunicaçao, nao tem nem mesmo um conhecimento sobre o mundo, sobre a 'CIDADE GRANDE' eles se deixam levar... eles devem ate achar certo isso! Eles se acustumam a prática social em que um ser humano tem direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força, que é a escravidao!!! PORQUE se eles soubessem ou tivessem uma experiencia em nosso"mundo" que é onde nao tem essa de trabalho escravo, onde cada um trabalha e recebe vamos dizer um bom salario... onde tem casa propriaa, onde pessoas gastam dinehiro com estetica, carros,escolas caras,viagens... eles NUNCA irriam aceitarr essa de trabalho escravo.. eles iam lutarr pelos seus direitoss iam fazer de tudo para sair dessa vida!
como eles nao tem um connhecimento geral sobre isso.. qualquer coisa dita a eles,eles acreditam ...sao faceis de ser influenciadoss, mandados!

SE o governo investisse na educaçao eu acho que isso nao aconteceriaa.. pois eless iriam ter pelo menos uma noçaoo que o que eles estam passandoo ALEM DE SER COISA DO PASSADOO É ERRADOO!

Ir para o topo Ir para baixo

Breno Luiz

Mensagem 2009-03-24, 5:45 pm  Breno Luiz

Eu também concordo com o Lucas e com a Marcela...
Essas pessoas são exploradas não somente por que essa é a unica opção que elas tem para ganhar dinheiro, se sustentar e sobreviver, mas na maioria das vezes é por que elas não tem informações, não sabem do mundo ao redor em que elas vivem,muitas vezes também não tem estudos e por isso não sabem quais são os seu direitos, e acabam sendo exploradas por aqueles que tem conhecimento... Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

Lorena Duarte

Mensagem 2009-03-24, 6:07 pm  Lorena Duarte

Laissa não concordo com você não e concordo com o Lucas e com a Thuany...Devemos denunciar sim, mais isso não é o meio mais eficaz para se fazer isso...Eles dependem dessa condição mais também são infelizes de não terem uma vida digna como deveriam!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Laissa

Mensagem 2009-03-24, 7:19 pm  Laissa

Como eu disse já ! e o Governo?!
eu sei que eles não tem conhecimento e talz, por isso falei qe é misão do governo dar oporunidade, informação , escolaridade etc pra eles ! eu não disse pra eles sairem de lá de mãos abanando !
acho que voc não estão me entendendo direito !

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 2009-03-24, 7:49 pm  Jean Augusto

Eu entendo o que vc quer dizer Laissa, e não tiro a sua razão de que de
fato o Governo tem a obrigação de melhorar as condições de vida dos
explorados, mas eu acho que todos sabem que se a população não fizer
nada pra mudar isso, as coisas vão continuar como estão. Tenho que
concordar em maior parte com o que a Thuany, o Lucas e a Lorena disseram. A maioria dessas pessoas se submetem a essa escravidão porque o desespero para conseguir qualquer trocado que seja para se manter com o minino possivel é muito maior do que o pensamento de que esse não é o jeito certo de ganhar a vida. As vezes a pessoa tá la passando fome, ela não vai pensar duas vezes em aceitar um trabalho qualquer que seja para ganhar um poquinho de dinheiro e resolver esse problema.

Ir para o topo Ir para baixo

Luis. G. Odara

Mensagem 2009-03-24, 8:02 pm  Luis. G. Odara

O problema é justamente que estes trabalhadores vão sair sem nada. Afinal, eles não têm condições de solicitar a justiça um pedido de indenização, e mesmo que conseguissem, o processo duraria anos, e nos sequer sabemos se eles vão estar vivos ate lá.

O outro problema que vejo é que o processo para melhorar a educação é extremamente demorado, e com certeza, essas pessoas não teriam chance de se informar e se educar de forma adequada, pelas próprias condições que vocês citaram acima.

Por isso não acredito que a denuncia ou a educação possa resolver o problema no momento, mas um sistema mais desenvolvido de reforma agrária, que permita a eles gerarem uma renda, mesmo que mínima, para se sustentarem, ate que posteriormente possam colher os frutos da educação.

Ir para o topo Ir para baixo

Larissa

Mensagem 2009-03-24, 8:17 pm  Larissa



O trabalho escravo acontece no Brasil como também em todo mundo, não sendo apenas “um privilegio” dos paises subdesenvolvidos.
Foi o Brasil um dos primeiros paises a reconhecer diante da OIT (Organização Internacional do Trabalho) esse problema. Existem em nosso território grupos de fiscalização que atendem a denuncias. Mas que são atendidas com algum atraso, fazendo com que se tenha tempo de eliminar provas e “tapar” qualquer irregularidade.

Um dos fatores que ajuda na incidência desse crime é a impunidade, já que a justiça é lenta!

Os trabalhadores permanecem confinados em lugares isolados de qualquer tipo de comunicação. Eles não têm noção dos preços acima do normal que pagarão por alimentação, vestuário, moradia e instrumentos de trabalho. Como adquirem dividas, são “segurados” na propriedade ate que pague a mesma. Com pouca ou nenhuma condição de higiene tem uma jornada elevada de trabalho.

Tanto na Constituição Brasileira como nos Direitos Humanos é previsto condições justas de trabalho e remuneração.

Ir para o topo Ir para baixo

Laissa

Mensagem 2009-03-24, 8:26 pm  Laissa

Jean, tá certo que muitos deles estão ali porqe realmente PRECISAM , mais muita gente ai disse a mesma coisa que voc disse e eu já respondi ! a maioria das pessoas só tem essa forma de sobreviver, eu sei qe ela fazem o possivel, não to colocando a culpa nelas, so acho qe se houver realmente o vigor das leis e o governo ajudassem essas pessoas elas não estariam ali, e se realmente houvesse isso a justiça o governo só iriam ficar cientes dessa realidade atravez das nossas denuncias já que muitas pessoas ali não tem como procurar seus direitos !

Odara, eu concordo em parte com voc e vale a mesma resposta que eu dei pro Jean ! TEM QUE TER JUSTIÇA, AJUDA DO GOVERNO, AJUDA POR PARTE DA POPULAÇÃO, pra mudarmos essa situação!
de jeito nenhum eu estou falando pra irmos lá denunciar eles e essas pessoas sairem sem nada ! assim só iria aumentar os indices de criminalidade, mortalidade, fome etc .. Por isso é tão importaante agente fazer algo pra balançar o nosso governo! ''O Brasil é o pais dos jeitinhos'' como disse o professor ! Aqui tem sempre brechas nas leis por isso é tudo tão impune, qndo agente acabar com essas brechas , e melhorar a forma de governo muita coisa vai mudar !

Como a Larissa terminou de dizer
''Um dos fatores que ajuda na incidência desse crime é a impunidade, já que a justiça é lenta! ''
E aidna acrescento , a justiça alem de ser lenta os que tem uma classe social mais elevada são sempre privilegiados nessa histórinha de ''justiça'' !


Imagina se TODOS pensassem como voces ? pensassem que não deveriamos denunciar, pensassem que com o tempo isso muda.. COM CERTEZA teria muito mais pessoas submetidas a esses trabalhos !

Ir para o topo Ir para baixo

wedsney

Mensagem 2009-03-24, 9:02 pm  wedsney

A escravidão é uma forma nao remunerada de trabalho na qual o explorador usa de metodos de violência ou na lábia, por esse tipo de gente ter uma índole fraca, as vezes parece que os exploradores que fazem isso são pessoas que estão achano que estao pegando algum doce gratis e vai fazer proveito, isso é um absurdo isso é um crime completamente abonável, tem que denunciar para que essa prática não continue, pode ser que nao acabe mais você fez a sua parte. Mas tem o porem ,como o Ofanor falou bem pra traz, que é a questao e que eles nao tem base de conhecimento, se estudassem eles poderiam passar no concursso publico, mas ai entra outra questao que a culpa nao e toda do explorador ou do explorado mas parte do governo, a chave para o fim de varias atrocidades é a educação , é o investimento na formaçao dos cidadãos, que é funcão do governo, para que eles tenham conciência própria e evitar ser dominado e controlado. Bom é o que eu acho.

Ir para o topo Ir para baixo

wedsney

Mensagem 2009-03-24, 9:04 pm  wedsney

concordo com sua fala tem q haver um movimento para q isso acabe.

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 2009-03-24, 9:07 pm  Jean Augusto

Realmente, a meu ver também há um certo privilegiamento das classes
mais altas. A justiça é lenta porque há pessoas insuficientes e incapacitadas para exercer cargos dessa importância. Ela se torna ainda mais lenta para as pessoas mais pobres, porque as mais ricas vão lá e cobram, tão sempre em cima com seus direitos e por isso acabam conseguindo resolver seus problemas judiciais por pressão, as vezes. Agora os com menos instrução é que sofrem, por que, como que a pessoa busca justiça se ela não conhece a constituição e, em alguns casos, não sabe nem ler?? Pra mim não tem jeito.
Com relação a denúncia, isso tem que haver mesmo, mas é preciso pensar rápido no que fazer com essas pessoas

Ir para o topo Ir para baixo

wedsney

Mensagem 2009-03-24, 9:07 pm  wedsney

depois de ler coma mais atençao o que eu pude conclui nisso tudo q todos disseram foi q o Brasil deve melhorar o sistema educacional, essa é a grande verdade.

Ir para o topo Ir para baixo

Laissa

Mensagem 2009-03-24, 9:49 pm  Laissa

cheers aêêêê . entendeu o que eu quiz dizer *-* ! isso ai ! Temos que agir, é desumano continuar vendo isso sem fazer nada !

Ir para o topo Ir para baixo

Juliana

Mensagem 2009-03-24, 10:11 pm  Juliana

Tudo bem, o governo não toma atitudes significantes, a tal justiça é lenta e, muitas vezes, nada justa. Mas, meio a tanta estupidez, precisamos ter um alicerce, ou um ponto de apoio. E não dá pra negar que, se temos uma esperança para o fim da escravidão, essa com certeza é a Justiça. A população necessita de um apoio superior para que possa colocar os milhares de objetivos em prática. A denúncia é necessária. Não podemos pensar que a sua não fará diferença, porque faz SIM. Se cada um colocar a mão na consciência e LUTAR para com esse ideal, as coisas podem ir mudando, com certeza. Aqueles que são escravizados, muitas vezes se submetem a isso por terem filhos, esposa e, assim, obrigação de sustentar uma família, encontrando ali uma única forma de ser pago, por qualquer tipo de trabalho.

Ir para o topo Ir para baixo

Luis. G. Odara

Mensagem 2009-03-24, 10:38 pm  Luis. G. Odara

Concordo com a Juliana. Sem uma conscientização em massa não
será possível fazer nada. Temos que ser rápidos para tomar decisões, e ao mesmo
tempo nos não podemos ser radicais. O importante é criar empregos para estas
pessoas, e o trabalho escravo vai acabando gradativamente, pois, estes não
estarão mais dependendo daquele emprego para sustentar a si e a família.

Ir para o topo Ir para baixo

Vinicim

Mensagem 2009-03-24, 10:43 pm  Vinicim

Concordo em partes com a Laissa também, pois se continuarmos, não apoiando, mas ''aceitando'' essa situação quando que ela vai acabar? Estamos nos acostumando com acontecimentos como esses e achando que tudo está normal, precisamos dar um basta, e tudo tem seu preço, claro que se saírem de lá a suas vidas podem piorarem por não terem nem uma mínima renda fixa, mas isso pelo menos privará a entrada de outros nesse processo, talvez seus filhos possam entrar no lugar dos pais quando morrerem e aceitarem a mesma imposição, mas e se todos esses trabalhadores renunciassem certamente seus descendentes podem ter outra realidade, isso só depende da informação e indução das pessoas...

''NÃO SE PODE QUERER UMA REVOLUÇÃO SEM REVOLUÇÃO'' (Robespierre - 1792).

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem   Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos