Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!
Fórum de Sociologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Direitos Humanos e classes sociais

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

25032009

Mensagem 

Direitos Humanos e classes sociais - Página 3 Empty Direitos Humanos e classes sociais




Debatedores,
Alguns temas permitem diversas versões e mesmo vários conflitos.
Os temas anteriores serão bloqueados, nenhum participante poderá fazer seu comentário nos mesmos. Os textos escritos nos debates anteriores permanecerão no site apenas para consulta!
Estamos agora com um novo tema de debate : Os Direitos Humanos e as classes sociais!

Espero que os debatadores analisem os direitos humanos e a dificuldade de sua prática no nosso país e em outras nações como África, Oriente Médio (...).
As abordagens devem partir das diferenças de classes sociais no Brasil e também de diversos conflitos existentes em outros países causados pelas desigualdades internas e externas (nações que motivam por interesse pessoal esses conflitos)

Volto a parabenizar os forumeiros ! E desejo um ótimo debate a todos ! I love you
avatar
Tracy Christine
Moderador
Moderador

Feminino Número de Mensagens : 9
Idade : 51
Pontos : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Direitos Humanos e classes sociais :: Comentários

Cristiane Silveira

Mensagem 2009-03-28, 6:24 pm  Cristiane Silveira

Bom, segundo a minha linha de raciocínio, se existisse uma pena de morte no Brasil, tenho CERTEZA que as pessoas pensariam 2x antes de matar alguém....


]size=18]Bom seria se os criminosos pensassem nas conseqüências dos seus atos em suas vidas. Pena de morte não é apenas um ideal, é uma REALIDADE em muitos países. E será que nesses países os criminosos pensam 2X antes de cometer um crime hediondo?

A pena de morte nada contribui para um país mais justo e mais seguro!!!



Ah, e como uma pessoa bem lembrou, claro que muitas vezes os justos pagam pelos pecadores. Sabe aquele brasileiro Jean Charles? (morto em um metrô de Londres por ser confundido com um terrorista)

Quem matou aquele rapaz com certeza pensava que um terrorista não tinha direito de viver, assim como muitos nesse fórum pensam. Mas Jean Charles não era terrorista...

A PENA DE MORTE É ATÉ RECEPTIVA QUANDO SE FALA EM MATAR CRIMINOSOS, MAS E QUANDO UM INOCENTE É MORTO? A MORTE DE CRIMINOSOS IRÁ JUSTIFICARA MORTE DE INOCENTES?



PENA DE MORTE NOS ESTADOS UNIDOS:



Entre 1973 e 2001, descobriu-se que 89 prisioneiros no corredor da morte eram inocentes. Nenhum deles chegou a ser executado.

Em Illinois, 12 detentos foram executados entre 1997 e 2000. No mesmo período, outros 13 foram inocentados e libertados. Diante de uma tal proporção de erros judiciais, o governador George Ryan decidiu, em janeiro de 2000, suspender todas as execuções.

Os exames de DNA têm solucionado muitos casos de homicídio. Mas nem todos os detentos acusados de crimes puníveis com a pena de morte têm acesso a esses testes, caríssimos.



VALE A PENA???? scratch



Reportagem na íntegra:

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT470513-1663,00.html
[/size]

Ir para o topo Ir para baixo

Camila Cristina

Mensagem 2009-03-28, 6:43 pm  Camila Cristina

Como Thomas Jefferson disse:"Uma declaração de direitos é um privilégio do POVO,contra qualquer governo na terra,geral ou particular,e nenhum governo justo deve recusá-lo ou basear-se em interferencias".
Infelizmente,o que Thomas Jefferson disse não é tão usado nesse mundo.Concordo muito com ele,independente se o governo for o mais igualitário do mundo tem que existir esse privilégio para os cidadãos.Se todos os países seguissem a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão nada de pena de morte,prisão perpétua,todos teriam privilégio de ter uma casa,um emprego,uma boa educação.Mas será que o mundo está preparado para issa grande mudança?Vou ser realista,por mais que eu apoiasse o Thomas nessa ideia,vamos ter que acostumar com esse mundo perverso aplicando a pena de morte,mas não acho que pena de morte é a solução.
A China,é usada e aplicada a pena de morte o Brasil,não.Pergunto:Em que lugar mais pessoas morrem,aqui ou em um país que foi aplicado a pena de morte?Acreditem:As mortes lá na China de presos é inferior a 0,0000001 e aqui mais de 40 por dia, vítimas bala perdida no Rio de Janeiro.Não é a pena de morte que vai melhorar esse país,as leis devem ser revigoradas aplicadas corretamente,como no caso da China,são aplicadas as leis,e a pena de morte é a ÚLTIMA SOLUÇÃO.É levar mais sério as leis,não implantar algo que só vai revoltar ainda mais esse país!
E tenho dito! cheers

Ir para o topo Ir para baixo

Cristiane Silveira

Mensagem 2009-03-28, 7:17 pm  Cristiane Silveira

Como foi falado por muitas pessoas no debate, os Direitos Humanos só valem para todos na teoria. Infelizmente muitos grupos não têm qualquer proteção do Estado. Esse é o caso das MULHERES.
Desde o século XVIII as mulheres lutam por seus direitos. Nos livramos da ideia de que a mulher deveria se casar para ter sucesso, ser boa mãe, boa dona de casa e boa esposa. Mas existe ainda muito a se conquistar.
Vou contar uma historinha...
Imagine uma mulher que é espancada pelo marido. "Ele estava descontrolado, isso não vai mais acontecer", pensa.
Acontece de novo, e de novo, e de novo. Ela vive constantemente com MEDO e com VERGONHA de contar aos outros.
Depois ela começa a achar que realmente MERECE aquela situação, e nada nem ninguém pode salvá-la.
Dessa vez o marido chega bêbado. Nariz, dentes e costelas quebrados, olho inchado, roxos por toda parte. Ela já não suporta mais. Junta toda a força que tem - bem pouca - e vai a uma delegacia da Mulher denunciar o marido. Vitória!!!!
Será????

Até 2006 - apenas três anos atrás - um homem que fosse denunciado de espancar a esposa NÃO era preso, e SE comparecesse ao julgamento era condenado a pagar cestas básicas e a realizar trabalhos comunitários!!!!!!!!!!!



Artigo V dos DIREITOS HUMANOS:

"Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante."

Ir para o topo Ir para baixo

Edson Jr.

Mensagem 2009-03-28, 7:18 pm  Edson Jr.

Esse assunto de penda de morte realmente ta dano uma polemica porque ta todo mundo achando que nos, que apoiamos a pena de morte vamos sair matando todo mundo igual a Marcela ( muito sanguinária Twisted Evil , xD)... ao contrario do que voces estão pensando nos apoiamos a pena de morte em apenas alguns casos como Serial Killers, que matam so pra ver cair....

Ir para o topo Ir para baixo

Cristiane Silveira

Mensagem 2009-03-28, 7:39 pm  Cristiane Silveira

Essa realidade triste que comentei foi vivida por uma cearense chamada Maria da Penha Maia. Seu marido tentou matá-la duas vezes, sendo que na primeira deixou Maria paraplégica.
Oito anos depois do caso ele foi condenado a oito anos de prisão, mas recorreu. O caso chegou à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos e Organização dos Estdos Ammericanos. Foi a primeira vez que essa comissão acatou a denúncia de um crime de violência doméstica.
Em 2006 foi sansionada no Brasil uma lei de proteção à mulher chamada LEI MARIA DA PENHA, que permite prisões em flagrante, prisões preventivas e fim de penas como pagamento de cestas básicas e serviços comunitários.
A luta de uma mulher, que somada a de muitas outras mudou o Código Penal. Mas muito precisa ser feito, porque quem faz a lei acontecer não é uma assinatura, mas todo nós!!!

PS:O marido de Maria da Penha foi preso em 2002, ficou 2 anos preso e hoje está em liberdade.

Ir para o topo Ir para baixo

JehH

Mensagem 2009-03-28, 7:52 pm  JehH

Nuuss...Esse assunto de pena de morte,ta dando o que falar,mesmo!!Concordo com o Edson...Mas ainda não vi ninguém fazendo uma observação mais do que importante para esse debate..
Somos seres diferentess uns dos outros,e não há nada mais NORMAL e interessante do que o fato de pensarmos de maneiras distintas...
O negócio é saber respeitar e ponto!
É claro que a pena de morte é algo que possui seu lado bom como também o lado ruim...
O unico problema é que acredito que NINGUÉM tem o direito de tirar a vida de NINGUÉM!
Mas poxa...Então eu tenho uma filha,que sai para se divertir com as amigas,me ligam de madrugada dizendo que ela está morta e eu não faço nada?
huumm...É um caso a se pensar...Pq se eu quiser que matem quem matou minha filha,eu não vou estar na verdade fazendo justiça,e sim provocando mais violência... Shocked

E agora??

Deve ser sim.."sem noção" a perda de um ente amado..Ainda mais de formas trágicas,as vezes até mesmo sem culpa,no entanto,nunca seremos capazes de ter um país mais justo se continuarmos levando as coisas a "ferro e fogo".

VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA!


E eu sou CONTRA a pena de morte... clown

Ir para o topo Ir para baixo

Mário Buzetti

Mensagem 2009-03-28, 8:06 pm  Mário Buzetti

Bom, primeiramente quero chamar a atenção de membros que postam ser ler os tópicos anteriores, PRINCIPALMENTE quando for criticar outra pessoa, ou comentar sobre um post de outro membro.

Cristiane Silveira escreveu: A pena de morte nada contribui para um país mais justo e mais seguro!!!

Vou te provar o contrario !
Imagine um país, cujo todos os CRIMINOSOS foram mortos, você ainda acha que o país vai ta uma bagunça? Creio que não, a criminalidade desse local vai estar 0 ou próximo disso por longos anos.

Cristiane Silveira escreveu:Ah, e como uma pessoa bem lembrou, claro que muitas vezes os justos pagam pelos pecadores. Sabe aquele brasileiro Jean Charles? (morto em um metrô de Londres por ser confundido com um terrorista)

Quem matou aquele rapaz com certeza pensava que um terrorista não tinha direito de viver, assim como muitos nesse fórum pensam. Mas Jean Charles não era terrorista...
A PENA DE MORTE É ATÉ RECEPTIVA QUANDO SE FALA EM MATAR CRIMINOSOS, MAS E QUANDO UM
INOCENTE É MORTO? A MORTE DE CRIMINOSOS IRÁ JUSTIFICARA MORTE DE INOCENTES?


Bom quanto a isso, o Jean foi um azarado ^^ .

Cristiane Silveira escreveu:VALE A PENA????

Para mim vale, e por melhor que seja seus argumentos, você não vai me convencer que a pena de morte é ruim, e muito menos os outros membros que também são a favor da pena de morte.

Ir para o topo Ir para baixo

Luana

Mensagem 2009-03-28, 8:07 pm  Luana

Concordo plenamente com a Mini(lá atrás).....

Gente vamos ser racionais....

Várias pessoas que cometem atos inlicitos são pessoas que não tiveram uma formação e uma boa educação(não estou justficando e muito menos defendendo esses atos). Mas nao é com a pena de morte que vamos resolver os problemas do Brasil.
Nós estaríamos sendo “contra”
Artigo V que fala:

Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante


Temos que começar pela estrutura que é a EDUCAÇÂO!

Está também falando no Artigo XXVI:
Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.

Ai fica a pergunta quem será que está falhando os criminosos ou o governo? scratch

A educação deveria ser de qualidade para todos e não para nós, por exemplo, que estudamos em escola particular, temos orientação e conhecimento sobre muits coisas que pessoas que vivem na favela.
Não se acaba um ato violento com outro tipo de violência!
Ah outra coisa quem falou que uma pessoa pensaria duas vezes antes de cometer algum tipo de ato violento com a pena de morte, tem certeza disso? O que essas pessoas tem a perder?Elas sabem que ela estão “submetidas” a morte a qualquer momento! E a vida pra elas não costuma fazer tanta diferença, quanto faz para nós!

Ir para o topo Ir para baixo

Luis. G. Odara

Mensagem 2009-03-28, 8:15 pm  Luis. G. Odara

Como disse a JehH, e outras pessoas, a pena de morte não so é desumana como tambem não resolve nenhum dos problemas, na verdade so acho que causaria mais. Criminosos existem aos montes, e a cada serial killer morto, haveria mais dois prontos para agir.
Para diminuir o numero de criminosos e construir uma sociedade mais pacifica não devemos tentar amedrontar os criminosos (pois isso não sera possivel, ja que eles não respeitão nem a propria vida), e nem tentar elaborar a melhor maneira para punir quem fez algo de errado, e sim buscar uma forma de impedir que eles façam algo de errado, pois uma punição, por melhor que ela seja, não vai reparar um crime ou trazer um inocente de volta.

Última edição por Luis Odara (mestre-de-obr em 2009-03-28, 8:17 pm, editado 1 vez(es)

Ir para o topo Ir para baixo

Luana

Mensagem 2009-03-28, 8:16 pm  Luana

Não concordo com você Mario!
Imagine se fosse uma pessoa da sua familia que estivesse no lugar do Jean????
acho que você não pensaria da mesma forma....nós estamos submetidos a isso a qualquer momento
]Artigo IX

Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado


E onde está a justiça quanto a morte do Jean???
E o real culpado, o que aconteceu com ele???
Ninguem sabe ao certo!
Sem um ajustiça eficiente não se pode haver pena de morte....esse não seria a solução correta

Ir para o topo Ir para baixo

Luana

Mensagem 2009-03-28, 8:18 pm  Luana

Very Happy Concordo plenamente Odara!

Volto a repetir que VOLÊNCIA NÃO SE RESOLVE COM OUTRO ATO VIOLENTO!

Ir para o topo Ir para baixo

Luis. G. Odara

Mensagem 2009-03-28, 8:28 pm  Luis. G. Odara

Concordo com a Luana,

Sentença de morte não é Justiça, é vingança
Vingança não é solução, é extimulo a mais violencia.
Um ciclo vicioso que so tera fim ate algum lado evoluir deste processo e dar um basta, e acreditem, estes não seram os criminosos. E mais uma vez volto a dizer:

A Justiça NÃO esta em um caminho manchado de sangue.


Última edição por Luis Odara (mestre-de-obr em 2009-03-28, 8:30 pm, editado 1 vez(es)

Ir para o topo Ir para baixo

wedsney

Mensagem 2009-03-28, 8:29 pm  wedsney

voce fala isso, mas os policiais fazem mito isso, eu ja v varias vezes as pessoas tomano batidas no sentido dplo dea coisa, isso dos direitoshumanos tem q ser bem divugado, deve ser passado para todos, a realidade dos direios humanos no brasl e essa, caracterzada por um burguesin tentano defende um pobre ow um banddo e talz, ate q algo acontece com com ele ow co a famlia dele a ele para de defender as pessoas, fo o caso de João Leite.

Ir para o topo Ir para baixo

wedsney

Mensagem 2009-03-28, 8:31 pm  wedsney

malz ae escrivi tudo errado Razz

Ir para o topo Ir para baixo

Edson Jr.

Mensagem 2009-03-28, 8:35 pm  Edson Jr.

Luis Odara (mestre-de-obr escreveu:Como disse a JehH, e outras pessoas, a pena de morte não so é desumana como tambem não resolve nenhum dos problemas, na verdade so acho que causaria mais.


A pena de morte pode ate ser desumana, mas se uma pessoa vai
ser punida através da pena de morte ele concerteza ele não estava rezando...
garanto que o tratamento que a(s) vitima(s) dele não tiveram um tratamento
muito humano... e como uma pessoa capaz de tal monstruosidade ainda pode
merecer um tratamento humano...

Ir para o topo Ir para baixo

Luana

Mensagem 2009-03-28, 8:38 pm  Luana

Por isso que falei Wedsney que o começo num é plea violêcia e sim na melhoria da educação todas as pessoas deveriam ter direito de ter acesso a uma boa educação, não ssomente os burguese, como você falou...E isso é falha do governo e não dos criminosos!

Ir para o topo Ir para baixo

Juliana

Mensagem 2009-03-28, 9:13 pm  Juliana

Estamos aqui discutindo sobre pena de morte, (in)justiça, criminosos e, simplesmente nos esquecemos da BASE disso tudo. Será que todas essas más consequencias aconteceriam com tanta frequencia se os Direitos da criança e do adolescente fossem seguidos? Pois é, esse diz que toda criança tem direito a educação, lazer, moradia(...) E como todos nós sabemos, isso NÃO acontece. A verdade é que, a maiorida das crianças que possuem uma boa estrutura familiar, e tem educação garantida, não entram no mundo dos crimes. Em compensação, os muitos outros, não têm essa importante base, já que a desigualdade social cresce cada vez mais. E é daí, que surge tudo isso ! Então, o que temos que pensar (apenas) não é nas penas de mortes e nos bandidos, mas sim no alicerce disso tudo, no início, onde tudo começa. Investir na educação é a principal e melhor medida que deve ser tomada .

Ir para o topo Ir para baixo

Luis. G. Odara

Mensagem 2009-03-28, 9:15 pm  Luis. G. Odara

Edson, quando pegar uma frase minha para fazer um comentario, peço-lhe que faça o raciocinio completo. A parte desumana não é uma novidade, e não tentei mostrar isso, tentei expresar que ela sequer resolve os problemas, que é o que tem como objetivo
Pena de morte não é justiça, é alguem querendo tentar amenizar sua raiva batendo em otra pessoa, que ele acredita ser o responsavel, mas isso nem sempre é certeza.

E, como muitos ja diseram, antes de se extabelecer uma punição deve-se
estabelecer a justiça, e antes de pensar em matar algum criminoso, é
mais importante evitar com que essa pessoa se torne um criminoso
(Edson, desculpe se fui mal educado, nada contra você, foi apenas uma analise da minha parte)

Ir para o topo Ir para baixo

Lorena Duarte

Mensagem 2009-03-28, 9:22 pm  Lorena Duarte

Concordo com a pena de morte!!!
Um caso que foi uma polêmica na TV foi o caso da menina Isabela que vocês todos devem saber!!

E me pergunta se hoje ouvimos falar sobre isso, o pai e a madrasta estão presos e não tiveram a PENA DE MORTE...Para mim eles deviam ter tido a pena de mortee hoje eles vão a juri popular ficando uns 12 anos na PRISÃO e depois serem libertados...Agora me diz se isso adianta alguma coisa?Eles poderão cometer o mesmo erro, ou vocês acham que eles estão arrependidos??

Eu não concordo em algumas leis do nosso país onde não são vigoradas e cumpridas!!!

Concordo com você Luana que todos devem ter educação e direitos iguais, mais é só falha do governo?(uma boa parte sim)..Mais muitas das pessoas também não correm atrás dos seus objetivos...

Um Beijo e desculpa de demorar a ter comentado!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Larissa

Mensagem 2009-03-28, 9:33 pm  Larissa

A Convenção Europeia dos Direitos Humanos, que tem por objetivo proteger os Direitos Humanos e as liberdades fundamentais, recomenda a proibição da pena de morte.

Como diz Mahatma Gandhi A pena de morte é um símbolo de terror e, nesta medida, uma confissão da debilidade do Estado”.

Aqueles que são a favor da mesma usam como argumento que ela inibe os criminosos, elimina os membros indesejáveis da sociedade e diminui os custos das penitenciarias. Mas será que isso realmente acontece? Muitos inocentes seriam mortos para pagar os delitos de outros que continuariam por toda parte fazem seus temíveis atos.

Em muitos paises e também no Brasil, o sistema penitenciário é uma verdadeira escola para o crime e faz com que o individuo volte pior do que entrou. E é isso que deve ser mudado!!! As penitenciarias teriam que fazem uma reeducação dos encarcerados fazendo com que com que mudassem o modo de agir e pensar,conseguindo assim proporcionar uma mudança radical interna. Mas para isso é preciso que sejam tratados com dignidade, que apenas será alcançada quando acabar a miséria social e a precariedade educacional.

Ir para o topo Ir para baixo

wedsney

Mensagem 2009-03-28, 10:16 pm  wedsney

eu vejo oq vejo ne, isso q eu falei ai sao coisas q eu vi na tv ja presenciei e tudo mais.



a realidade e bem diferente que na nossa discussao...bem diferente

Ir para o topo Ir para baixo

Mário Buzetti

Mensagem 2009-03-28, 10:41 pm  Mário Buzetti

Luis Odara (mestre-de-obr escreveu:Como disse a JehH, e outras pessoas, a pena de morte não so é desumana como tambem não resolve nenhum dos problemas, na verdade so acho que causaria mais. Criminosos existem aos montes, e a cada serial killer morto, haveria mais dois prontos para agir.

Bom seguindo a sua logica, se eu matasse 1, existiriam mais 2 prontos para agir. Caso eu não mate 1 iram ter 3 para agir. O 1 que ia morrer e os 2 que vão agir.

Mais te digo, se tratando de serial killer, 1 a mais ia fazer muita diferença !!!!

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 2009-03-28, 11:01 pm  Míriam



Concordo com a Larissa,
A solução da problemática do sistema carcerário brasileiro é uma pena mais voltada para a reabilitação dos presos,pois esse é o verdadeiro objetivo das penas.Além disso ter acompanhamentos psicológicos para os presos que necessitassem e até mesmo oficinas dentro das cadeias seria uma boa ideia.Assim, quando cumprissem sua pena, eles saberiam um ofício e poderiam continuar uma vida com dignidade! What a Face

Ir para o topo Ir para baixo

Camila Cristina

Mensagem 2009-03-29, 1:34 am  Camila Cristina

Discordo com a Lorena.O caso da Isabela Nardoni,realmente foi monstruosa.O pai ter jogado sua própria filha do sexto andar do prédio,foi uma ato muito cruel e o mais triste é que tirou a vida de uma garota de cinco anos.Alexandre e Ana Carolina vão pagar por tudo que eles fizeram sendo presos por 12 anos.É muito tempo para eles refletirem em uma cela,sozinhos longe da família e amigos.E não é só durante esse período eles vão sofrer.Depois que eles saírem da cadeia,voce acha que eles conseguirão ter uma vida normal?Não! Eles pagaram pelo resto de suas vidas.Tirar a vida deles de uma forma cruel e peversa não é a melhor forma.Eles irão pagar em dobro do que fizeram,continuando vivos e sofrendo ainda mais .Eles vão pagar um preço muito alto com isso.Independente de um crime muito chocante como esse o criminoso não pode ter sua dívida acertada com a sociedade com a pena de morte!Ele vai aprender mesmo depois que ele sair da cadeia e a sociedade inteira julgando e condenando (sei que isso não é certo,mas...é a vida,pagamos pelos nossos atos!) Neutral

Ir para o topo Ir para baixo

Felipe de Oliveira

Mensagem 2009-03-29, 1:06 pm  Felipe de Oliveira

Tá legal
Umas pessoas são a favor da pena de morte, outras não.
Eu não sou a favor (a não ser que seja um caso absurdo, ai sim)
Mas o problema é o seguinte: Um cara rouba alguma coisa no supermercado, ele vai preso e fica preso junto a prisão com outros caras que cometeram assassinato, ou mexia com o tráfico. Esse cara que apenas roubou para sobreviver, vai aprender a mexer com tráfico, ganhar mais dinheiro e tal.
Taí, onde a pena de morte entra, em casos muito absurdos.
Ou eles separam as prisões, ou as pessoas vão entrar na prisão e aprender a matar!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem   Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos