Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!

Desvios institucionais

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

07092009

Mensagem 

Desvios institucionais




Olá, turma! Very Happy
Estou nesta terceira etapa valoizando ainda mais a participação de vocês. Nesta etapa o site terá três debates cada um será avaliado em 3 pontos! Participem ......
E o primeiro assunto é sobre o que seria para você um desvio institucional e se ocorre esse tipo de desvio no nosso país, exemplificando:
Bom trabalho a todos ! study

Tracy Christine
Moderador
Moderador

Feminino Número de Mensagens : 9
Idade : 45
Pontos : 18

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Desvios institucionais :: Comentários

avatar

Mensagem em 2009-09-22, 8:40 pm  Luis. G. Odara

Putz, a Paula deu show agora.
Nossos politicos não são tão diferentes de nós. Afinal aprenderam e desenvolveram seu carater a partir desta mesma base social em que vivemos.
É tambem verdade que a populção não se importa muito com o seus governanes, uma vez que os generalizamos comocoruptos. Na mentalidade não so Brasileira, mas em muitos outros paises, não faz diferença se pagamos impostos para o candidato A ou B, contanto que este atenta melhor nossas nescecidades basicas (embora isso ainda não ocorra).
Gostaria que uma reforma começasse pelas bases sociais, mas é hipocrizia dizer que mudaremos todos os nossos antigos abitos, mesmo sabendo que continuando com eles ganharemos mais e não seremos punidos na maioria dos casos.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-22, 9:36 pm  Guilherme Silva

Essa questão apontada pela Paula é muito contundente pois muitas vezes na hora do aperto nós sempre apelamos para o ''jeitinho brasileiro'' de resolver as coisas e sempre cometemos alguns desvios.É claro que nós devemos cobrar de nossos políticos para que eles possam mudar suas posturas, mas também temos que pensar nas nossas atitudes já que nós seremos o futuro dessa nação.
A respeito do clientelismo sou contra essa prática pois se uma pessoa vende seu voto muitas vezes por tao pouco, acaba incentivando os políticos a praticarem a corrupção,por isso devemos pensar muito bem antes de vender nossos votos,devemos sim é lutar por uma nação mais justa.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-22, 11:21 pm  Hellen



verdade verdade verdadeiira !

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-23, 12:55 am  Dudinha

Concordo com os conceitos de desvio institucional a cima... Entaum com base nesses conceitos podemos concluir que todos nós comentamos desvios institucionais, mesmo muitos achanco que somente politicos cometem. Sair do que é correto, ou seja, fazer coisas fora da lei (coisas erradas) seria um desvio insitucional, como: roubo, furto, venda ilegal e muitas outras coisas. Para Durkheim, o desvio institucional é um fato social, claro, já que toda uma socioedade o comete.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-23, 5:44 pm  Emily Reis



Tem gente que prefere fechar os olhos a tudo o que está acontendo do que tentar tomar alguma atitude ! =/



Que país é esse onde as pessoas sentem vergonha de ser brasileiras ?

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-23, 11:29 pm  Felipe de Oliveira

Bem, seguindo a "onda das tirinhas", eu achei uma muito interessante que mostra os diversos tipos de desvios com diversas pessoas: o político, o policial, o traficante...



Ou seja, nessa tira podemos observar que existe esses desvios em qualquer lugar

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-24, 12:31 am  Gυιℓнεямε ҉

"Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse
Que país é esse
Que país é esse (...)"



Como dito anteriormente, a política não é o único tipo de desvio institucional, porém, na cabeça da maioria da população é motivo de muita discórdia e discussões. No trecho destacado da música Que país é esse - Paralamas do Sucesso temos a frase: "Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação" que retrata perfeitamente a situação do povo brasileiro na atualidade, pois todos criticam a política e a corrupção, mas ninguém tem disposição suficiente para reclamar por seus direitos, deixando sempre para o próximo e colocando na mente que um dia tudo vai dar certo e viveremos em uma verdadeira democracia, além de sempre querer se dar bem aproveitando dos outros ou até mesmo usufruindo de caminhos ilegais, por isso antes de criticarmos qualquer conjuntura política temos que viver honestamente e "dentro da lei" para darmos assim exemplo aos nossos governantes e posteriormente obter a solução para todos os tormentos políticos.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-24, 5:43 pm  clara veiga

COLÉ COLÉ !
se é pra falar de desvios institucionais agente não precisa nem usar a norma culta da lingua , ( brincadeira) , mas por outro caso , a brincadeira tem um fundo d verdade pois é uma vergonha para todo o país , para os que não estao de acordo com as leis institucionais , e para os que veêm tudo e conseguem ficar de boa com toda a situação! Essa é a situação , somos obrigados a escolher um politico ruim , mais melhor que os outros , em poucas palavras a parte melhorzinha do lixo , somos submetidos a estar na mão deles , esses que nos roubam sem vergonha alguma .! é obvio que de desvios institucionais no Brasil temos pra dar e vender , mais o que mais me incomoda é a corrupção , esta que falei acima . E como disse , somos todos marionets , que seguimos a onda da corrupção , o que nos beneficia estamos atrás , sem preocupar com o proximo , é a injustiça ... é triste dizer mais fazemos grande ajuda na contemplação da terrivel injustiça brasileira.! existe sim muitas pessoa que lutam contra isso , como o documento postada na internet no dia 23/julho mostrando o documento vazado da Marçonaria que incita a mobilização efetiva contra corrupção e desvios institucionais no País ! , mas a maioria da população cruz os braços perante a isso .! protesto , precisamos de protesto , de alguem que saiba nos governar com honestida , mas onde encontrar isso ? uma ideia utopica que só fica em nossas cabeças , e ficará se não lutarmos para que isso ocorra




Blues da piedade
Cazuza

Agora eu vou cantar pros miseráveis
Que vagam pelo mundo, derrotados
Pra
essas sementes mal plantadas
Que já nascem com caras de abortadas
Pras
pessoas de alma bem pequena
Remoendo pequenos problemas
Querendo sempre
aquilo
Que não têm
Pra quem vê a luz
Mas não ilumina suas
mini-certezas
Vive contando dinheiro
E não muda quando é lua cheia
Pra
quem não sabe amar, fica esperando
Alguém que caiba no seu sonho
Como
varizes que vão aumentando
Como insetos em volta da lâmpada
Vamos pedir
piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir
piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem.
Quero
cantar só para as pessoas fracas
Que tão no mundo e perderam a
viagem
Quero cantar os blues
Com o pastor e o bumbo na praça.
Vamos
pedir piedade
Pois há um incêndio sob a chuva rala
Somos iguais em
*******
Vamos cantar o blues da piedade



aaaaah ,cazuza *-* , haha , bjs

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-24, 5:50 pm  clara veiga

bom , eu sei que o debate ja anda por outros rumos , e que foi considerado banal falar somente da politica , mas na minha mente , sobre desvios institucionaais , se é pra preocupar e fazer alguma coisa , a população não deveria preocupar com coisas simples , qque todo mundo faz , como cola .! BOM o que estou querendo dizer , é que eu não vim aqui pra discutir algo que não tem como mudar , são erros , falta de ética sim , mas erros que não há uma forma de mudar , isso na minha opnião ja desvia pra outros rumos .Ja a politica não é algo que temos direito e DEVER de discutir , ir atrás , pois se conseguirmos mudar os poucos que fazem a corrupção no país estariamos cortando um mal pela raiz .! Acho que é be claro isso , vê se existeparalização contra cola , kkkkk , vê se algum cantor faz musicas mobilizando a população sobre assuntos banais dessa forma .!

é minha opnião .!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-24, 6:16 pm  clara veiga

clara veiga escreveu:bom , eu sei que o debate ja anda por outros rumos , e que foi considerado banal falar somente da politica , mas na minha mente , sobre desvios institucionaais , se é pra preocupar e fazer alguma coisa , a população não deveria preocupar com coisas simples , qque todo mundo faz , como cola .! BOM o que estou querendo dizer , é que eu não vim aqui pra discutir algo que não tem como mudar , são erros , falta de ética sim , mas erros que não há uma forma de mudar , isso na minha opnião ja desvia pra outros rumos .Ja a politica é algo que temos direito e DEVER de discutir , ir atrás , pois se conseguirmos mudar os poucos que fazem a corrupção no país estariamos cortando um mal pela raiz .! Acho que é bem claro isso , vê se existe paralização contra cola , kkkkk , vê se algum cantor faz musicas mobilizando a população sobre assuntos banais dessa forma .!

é minha opnião .!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-25, 12:05 am  Hellen



até que ponto chegamos...

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-25, 10:35 pm  Gυιℓнεямε ҉

Parabéns Hellen, gostei muito da charge.
Retrata exatamente a consequência do Nepotismo na atualidade, os ricos cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres, aumentando a distância entre esses dois tipos de pessoas.
Isso é uma situação comum não só aqui no Brasil, mas como em praticamente todo o mundo e temos que reagir e conseguir a igualdade entre todos e viver em uma República de verdade.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-25, 10:53 pm  Vinicim

Conceito: Basicamente tudo aquilo que desvia de um curso correto
(normal), e isso está ligado a Lei, o que é contrário a norma
estabelecida, tomando outro fluxo é considerado um desvio institucional.

O normal está instuituído no que se pode fazer e o que é proíbido, se
você não tem Direito de realizar algo, e realiza, está cometendo um
desvio, quando esse desvio faz parte da política, dizemos ser um Desvio
Institucional.

Um Desvio Institucional que ocorre no momento é
a tão questionada Corrupção. Concordo que desvios simples do cotidiano
como: ''furar a fila'' , ''colar em uma prova'' , se acabados, são
importantes para a construção de uma sociedade mais justa e
democrática, no entanto no meu ponto de vista não adianta nada acabar
com problemas 'banais' do cotidiano, se existe um grande problema
envolvendo termos muito maiores, o poder faz a cabeça dos que comandam
e virou rotina usar algo público para bens próprios. Acho que o que
devemos fazer antes de mais nada é participar mais
da política, saber o que ocorre de bom e de ruim, para depois sim,
poder cobrar e exigir mudanças.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-26, 4:41 pm  Breno Luiz

Concordo literalmente com o Vinicim.... Nos sabemos o que os políticos fazem, que roubam, desviam dinheiro publico para o bolso deles mas não fazemos nada, não participamos ativamente da política do nosso país e se algo não for feito as coisas continuaram como estão....

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-26, 9:00 pm  Karol

Citação de Durkheim:

" Em primeiro lugar, o crime é normal porque uma sociedade que estivesse
livre dele é impossível [...] O crime é portanto necessário; está ligado ás
condições fundamentais de qualquer vida social e, precisamos por isso,
é útil; porque estas condições a que está ligado são indispensáveis para a evolução
normal da moral e do direito."

Como vemos, é um problema que dificilmente se extinguirá da nossa sociedade,
mas imagina, Clara, se todos pensassemos como você?? Viraria um baderna!
È nas pequenas atitudes que poderemos tentar mudar nosso país....
Para melhor claro!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-26, 9:24 pm  Hellen

Oi gente !

Estava lendo Manuel Bandeira,
e achei esse poema super relacionado com um certo "desvio de conduta"




Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei


Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconseqüente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da nora que nunca tive


E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

Montarei em burro brabo

Subirei no pau-de-sebo

Tomarei banhos de mar!

E quando estiver cansado

Deito na beira do rio

Mando chamar a mãe-d'água

Pra me contar as histórias

Que no tempo de eu menino

Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada


Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

Tem um processo seguro

De impedir a concepção

Tem telefone automático

Tem alcalóide à vontade

Tem prostitutas bonitas

Para a gente namorar


E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito

Quando de noite me der

Vontade de me matar

— Lá sou amigo do rei —

Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada

(Manuel Bandeira)


Bom, Manuel Bandeira critica os privilégios, e a desigualdade na sociedade,
buscando uma utopia.
Pode - se relacionar ao clientelismo quando ele fala que " lá é amigo do rei ",
ou seja , sendo amigo do rei, terá privilégios, indiretamente ele apoia o rei e em troca recebe recursos.


Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-27, 2:41 pm  Emily Reis

Concordo com a Karol no que diz respeito às falas da Clara ! Hoje pode até ser banal siim .. Mais são algumas dessas pessoas que furam fila, que colam ou sei lá o que que serão os novos políticos do nosso país ! A honestidade tem que vir desde as atitudes mais banais para não resultarem em erros maiores no futuro ..!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-27, 3:23 pm  Felipe de Oliveira

Discordo totalmente de você Clara. São essas pequenas atitudes que faz com que o nosso país esteja nessa situação. Se todos cometerem pequenos erros, esses erros irão virar uma "bola de neve". Um jovem quando fura uma fila, quando cola, quando compra um DVD pirata e não vê que está comentendo erros, esse jovem quando se tornar uma adulto, se ele for político, ele irá pensar que não terá nenhum problema se ele praticar o nepotismo, ou mesmo, se ele desviar algum dinheiro. Por isso devemos educar nossas crianças desde cedo, para que no futuro elas se tornem um adulto melhor.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 2009-09-27, 3:57 pm  Jéssica Oliveira

Bom,conceituando ao 'pé da letra' o que é um desvio institucional,temos:
Desvio Institucional é tudo aquilo que 'foge' do que foi proposto...
A exemplo disso,temos no nosso país por exemplo,a corrupção,que ocorre explicitamente na política e mesmo os políticos cientes de que trata-se de um 'desvio de regras',se mantêm com a mesma postura por motivo de 'força maior',como por exemplo,a permanência no poder!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 2009-09-27, 4:11 pm  Jéssica Oliveira

Concordo com você Felipe!
Quando adaptamos as crianças a certas coisas que na verdade fogem das regras,estamos criando o próximo político corrupto da nossa sociedade...
Aquele político que quer apenas o poder,a fama e o dinheiro...O NOSSO dinheiro!
Quando incentivamos uma criança a usar meios errados(mentira,por exemplo) de convencer uma pessoa,estamos muito bem,abrindo as 'portas' da cabecinha dessa mesma criança a praticar um clientelismo por exemplo.(neste caso a político 'rouba' o voto do seu eleitor em troca de dinheiro,ajuda,assistencialismo em geral!)
Por isso é IMPORTANTÍSSMO que saibamos educar 'nossas' crianças,ja que se deixarmos as coiss como estão,viveremos novamente uma ditadura,na qual uma minoria elitista comanda á sua maneira e nós nos calamos e nos deixamos ser controlados...

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-27, 8:44 pm  barneybarros

e aeeeee pessoalll!!

bem, eu li alguns comentarios, num deu tempo de ler td, mas vejo q o assunto tah baum! Very Happy
não sou muito bom com as palavras, mas vamos lá...

desvios instuticionais, é tudo aquilo que entra em contradição contra a instituição, exemplos já foram citados, como a politica, furar fila, e etc. Quando vamos contra as regras, estamos fazendo o "tal" desvio institucional, mas em alguns casos esses desvios se tornaram caminhos normais, se transformaram em ruas onde levam as "pessoas" em lugares onde o acesso fica mais facil, mas é claro que esse caminho é cheio de buracos, que ao cair dentro de um, fica muito de dificil de se concertar. Sabe, isso pode ser ateh normal em nosso pais, mas o que não é normal é o povo brasileiro fazer algo contra isso, isso sim é uma raridade. È tão facil falar, criticar, xingar, mas onde se encontra a nossa atitude em relação a isso. Hoje acontece um ato de corrupção e uma semana depois fica esquecido na historia, ninguém faz nada, então isso volta acontecer, porque não fazemos nada, eles ganham com isso e ainda ri da nossa cara, pois o que estão tirando é da gente.

Então o x da questão é, o povo brasileiro erguer a cabeça e começar a ter atitude, pois como já disse ficar sentando no sofá de casa vendo tudo isso acontecer na televisão e xingando essas pessoas é muitoo facil, o q é dificil é levantar a bunda do sofá é fazer alguma coisa. Minha palavra é essa e minha pergunta é " O QUE ESTOU FAZENDO PARA MUDAR A SITUAÇÃO DO MEU PAÍS?"

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-27, 8:51 pm  Laissa

O meu conceito sobre desvios institucionais, seria desvios , açoes que fazemos visando a privilegiação de algumas pessoas e a exclusão de outras. São coisas que veem acontecendo em nossa sociendade com frequencia a muitoo tempo! e veem acontecendo descaradamente!
todos nós com certeza já presenciamos e ja ate praticamos tais atos. Verdade que a sociedade se move atravez desses atos ilicitos, e que dificilmente isso vai se extinguir, pois é proprio do homem essa sede por estatus, poder, facilidades... e essa é a maneira mais facil de conseguir isso, desvios institucionais.mas precisamos rapidamente fazer algo para qe todos tenhamos no minimo direitos iguais! sem privilegiaçoes, e qe seja nosso o que é nosso!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-27, 10:44 pm  Raquel Ferraz

Bom, acho que como a maioria aqui, estou a favor do Felipe/Karol e contra a Clara.
Acho que, na verdade, é exatamente essa a postura do brasileiro que acaba impedindo que haja a mudança para melhor.
O pior defeito do brasileiro, na minha opinião, é que nós nos acostumamos muito fácil com as coisas. A uns anos atrás, o crime não era visto com indiferença, a morte não era banalizada, os pequenos desvios não eram ignorados. O que acontece é que, com a frequência dos acontecimentos, ao invés de trabalharmos nisso, a gente se acostuma e age como se nada estivesse acontecendo, agindo com indiferença e descrença.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-27, 11:07 pm  Carol Figueiró

Olá pessoal !!!

Bom...como muitos já definiram,Desvios Institucionais se referem ao afastamento do curso correto da norma,ou seja,esses desvios ocorrem sempre que o fluxo de nossa ação social sai de sua normalidade.Os Desvios Institucionais são oriundos da luta pelo poder e dos privilégios de certos grupos sociais.

E falando em desvios,é inevitável não pensar na corrupção presente na política brasileira,pois por mais que existam diversos outros tipos de desvios são esses os que mais aparecem na mídia.

Pensando em algum exemplo para eu citar aqui que ainda não tivesse sido citado, lembrei de um escândalo que ocorreu no início deste ano: Dirigentes e líderes partidários financiaram dezenas de viagens ao exterior de familiares e amigos utilizando a chamada “Verba Indenizatória” (uma verba mensal, destinada ao ressarcimento de despesas com aluguel, manutenção de escritórios, locomoção, entre outras diretamente relacionadas ao exercício do mandato parlamentar). O escândalo do uso irregular da cota de passagens aéreas envolveu nomes como Ciro Gomes, ex-candidato ao Planalto; José Genoino, ex-presidente do PT; Armando Monteiro Neto, presidente da Confederação Nacional da Indústria; e Vic Pires, ex-candidato a corregedor da Câmara e com certeza mais um monte de gente que ainda não foi descoberta.A irregularidade foi tão absurda,a ponto de haver passagens para lugares como Nova York,Bahia,Europa e outros.Os deputados ainda tiveram a coragem de se defender alegando que o regimento não proibia esse tipo de uso e,com as palavras do próprio deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) :"Foram viagens em que coincidiram passeio e trabalho".



Pois é... a situação política do nosso país é verdadeiramente repugnante.Os Desvios institucionais produzem ineficiência do Estado e conseqüentemente,má aplicação dos recursos públicos.Então cabe aos cidadãos eleger políticos íntegros e que realmente representem o povo no poder.A participação dos cidadãos é fundamental ao bom exercício das atividades do Estado,isto é,acompanhando,exigindo e controlando as atividades dos nossos governantes.Então queridos colegas e futuros eleitores,precisamos ter consciência de que daqui alguns anos nós é que seremos os responsáveis por quem estará no poder ! Vamos escolher direito e fazer a nossa parte para transformamos nosso país.



Termino meu manifesto com duas imagens que exprimem exatamente o que eu falei acima.Um abraço a todos.




[img=http://img198.imageshack.us/img198/5589/2d1b0g.th.jpg]
[/size]

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-28, 5:03 pm  clara veiga

BOOOOOOOOOOOA TARDE QUERIDOS CONCORRENTES . ( hehe Smile

sim , é claaro , o mundo é ótimo , vivemos num mundo bom , todo mundo ajuda todo mundo , ninguem sacaneia com ninguem , as pessoas ajudam o proximo .. . bla bla bla . NÃO acredito num mundo ideal , eu sei que as vezes é por causa disso que existe um mundo assim , mais eu prefiro não sonhar demais . Na verdade , é que diferente de muitos , eu gosto de vir aqui pra discutir REALIDADE , e é da realidade que eu to falando ; porque se vocês me disserem que não colam , não furam fila , sinto lhes informar que irei raaaaaaaaachar de riir aqui .
Acho que se torna hipocrisia , é fácil você falar que quer mudar sendo que todo mundo faz , e você taambém faz , ou seja , julga o proximo , dizer que o mundo é assim por causa de num sei quem , num sei que la , é muito facil , quando nós mesmos fazemos a mesma coisa.
NÃO julgo ninguem , maiss digo que eu sou assim ,você é assim , nós somos , e a sociedade em conjunto é .
NÃO disse que esses exemplos não sao desvios constitucionais , e sim disse que eles são banais . SUPER BANAIS!
se muita gente não luta pelo que prejudica tanto nós , como a corrupção pra que eu vou me esforçar para tentar mobilizar a população por algo tão pequeno ..
tá e ai ? se é do tão pouco que se consegue o muito , porque vocês ja não estam praticando isso ? mobilize a sociedade contra a COLA!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem   Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum