Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!

Ações e Ética

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

19102009

Mensagem 

Ações e Ética




Parabéns aos participantes !!!!!
Alguns comentários foram muito produtivos a medida que trouxeram a tona também as nossas falhas. Desta vez, vocês serão mais teóricos e debateram sobre a definição de ética.
Pesquisem filosófos e sociológos que estudaram o tema, leiam e comentem sobre eles e analise como poderíamos ser mais éticos.
Bom trabalho, forumeiros!!!!! Smile Like a Star @ heaven

Tracy Christine
Moderador
Moderador

Feminino Número de Mensagens : 9
Idade : 44
Pontos : 18

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Ações e Ética :: Comentários

avatar

Mensagem em 2009-11-06, 9:28 pm  Hellen

Bom , percebe-se dois extremos que foram de suma importância para a evolução nos estudos da ética, levando os pensadores a pesquisarem sobre a natureza do bem moral na busca de um princípio absoluto da conduta. Ela procede do contexto religioso, onde surgiram muitas idéias éticas. O homem é o centro de pesquisa entre grandes pesquisadores (Sócrates, Platão e Aristóteles), e cada um deles a seu modo ,leva questionamentos e tenta chegar a uma conclusão a respeito da ética. Platão, transcreve as principais virtudes como: Justiça, Fortaleza, Prudência e Temperança; sendo virtudes que trazem harmonia e equilíbrio. Já para Aristóteles, a felicidade para o homem, é marcada pelos fins que devam ser alcançados; onde o homem é corpo e alma espiritual. Partindo desse princípio o homem é movido pelo desejo, e a alma espiritual que já contém na sua essência o bem, precisa trabalhar os bons hábitos de acordo com a razão, pois seu “pensamento é o elemento divino no homem e o bem mais precioso. Assim quem é sábio não carece de muitas outras coisas”



O único caminho que o homem precisa realizar é o caminho de volta, para dentro dele mesmo, mas pergunta-se como? Será que existeem realmente, pessoas que são eticas?



As religiões têm servido de referencial para nós e trouxe um grande avanço moral (família, estado e política), Mas nada é perfeito, vem com ela, a alienação e o fanatismo de muitos que ajudaram a obscurecer a mensagem ética profunda da liberdade, do amor e da fraternidade universal.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-07, 4:22 pm  Pedro Carvalho

A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter.
Todo mundo sabe o que é ética mas ninguem sabe como explicar. Isso tambem acontece
porque a maioria ou até mesmo todas as pessoas não se preocupam com a ética o seu
bem está acima de tudo.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-08, 9:13 pm  Luciana Maria


Concordo com a Hellen, a religião é o refúgio que reforça a nossa moralidade, mas o caminho do bem colocado por ela é opcional, pessoal, cabe o ser humano enxergar com consciência o que ela tem de melhor para nos dar.

A bandeira da luta pela sociedade menos injusta e mais ética é constante empunhada pela fração consciente da população. Tal luta, porém, só se completa com o apoio e esforço da ação popular e do Estado, a quem cabe o dever de levar a educação para todos “visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, preparando-a para o exercício da cidadania”. Não devemos confundir a ação de cidadania com caridade e filantropia. Cidadania pode estar (um pouco) em tudo isso, mas vai além, muito além disso.

Acreditar em um ser perfeito, eticamente absoluto nas suas ações para mim se torna por enquanto algo utópico, pois as influências externas mudam o ser humano, ele pode nascer perfeito, mas o mundo o corrompe.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-09, 7:10 pm  Rê Gomes

a falta de Ética está em vários lugares, em varios momentos de nossa vida. Um exemplo fácil é na política:
http://fasenefas.files.wordpress.com/2009/08/charge-1204g.jpg
Na política reina a hipocrisia quando o assunto é ética, os políticos (e também muitos de nós) vêem a ética como algo banal, sem importância, que é só fingir que está ali mesmo quando não está. A ética é "assassinada" na frente de nossos olhos e ainda sim os politícos tentam provar o contrário que são éticos.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 2009-11-09, 7:58 pm  Jean Augusto

influências externas mudam o ser humano, ele pode nascer perfeito, mas o mundo o corrompe.

Em parte isso é verdade, porque as pessoas são mesmo influenciadas por amigos, programas, um tanto de coisas, mas ai entra a consciência e responsabilidade de cada um em saber a diferença do que seria o certo e o errado.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 2009-11-09, 8:27 pm  Camyla Lacerda

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos.Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.
Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.
No pensamento de Platão, portanto, o reencontro da ética e da realidade se dá através de uma grande reforma social, política e econômica que torne a cidade mais simples, mais desligada dos valores materiais, mais igualitária. A preservação desta nova cidade só poderia ser feita se o poder fosse centralizado neste estrato dominante dos guardiães para os quais a simplicidade e a privação – bem como a educação – deveriam ser ainda mais rígidos. enquanto Sócrates formula o problema, Platão tenta criar uma Ética Ideal que molde os homens a viver na virtude, enquanto Aristóteles busca uma Ética do Possível, que não desrespeite a paixões humanas – ignoradas por Platão para quem o homem é uma tabula rasa na qual qualquer coisa pode ser escrita – mas antes as oriente pelo caminho da ponderação até a maturidade racional do equilíbrio.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-09, 9:31 pm  Erikaa *

A ética embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
Ela é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num
país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser
ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeito os princípios
éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de
pesquisas biológicas é denominada bioética
.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos, como por exemplo : ética médica, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.
O que acontece pela falta da ética na sociedade você vê todos os dias nos jornais, em política e no nosso cotidiano. E está sendo apresentada na charge abaixo a tradução da politica brasileira. Lamentável, mas é a nossa realidade.







Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-10, 11:20 pm  Paula

Ao meu ver, ética é aquilo que a moral estabelece, a nossa consciencia e juizo entre certo e errado. Entre o benéfico não só pra mim, mas tambem ao proximo, e o maléfico seja ele geral ou pessoal.
Isso esta relacionado, claro, a cultura de cada país e tambem a educação de cada um. Mas há sim, uma ética geral e universal. Alguns principios básicos e elementares devem ser praticados por qualquer um, independente de religião,cultura e educação. Isso é elemento extremamente necessário pra manutenção de uma sociedade justa e correta,''limpa'', clara e satisfatoria a todos. É fato que ética e caráter andam juntos, sendo um complementar ao outro.

A Ética Aristotélica :
''Seguindo a trilha platônica, somos levados à posição de que é preciso haver um bem em si, para servir como padrão para avaliar se um ato ou sujeito é moralmente bom. Isso implica uma espécie de monismo
moral, na medida em que implica a existência de um padrão único de
moralidade (o Bem), aplicável a todas as situações concretas.

Contra esse tipo de perspectiva, levantou-se Aristóteles, que não vinculou a
reflexão ética a um bem abstrato e único, mas a uma pluralidade de virtudes referentes a aspectos diversos da vida. Assim, não lhe parece adequado simplesmente considerar que a coragem e a prudência
são virtudes por serem manifestações diversas de um critério ideal de
bem. Um bem tão amplo seria absolutamente vazio e formal, não dizendo
nada acerca do conteúdo moral de uma situação e sendo, portanto, inútil
para diferenciar um ato corajoso de um covarde. Por isso mesmo é que
Aristóteles diz que, se apenas a idéia platônica do bem for boa em si,
então essa idéia seria inútil, pois é preciso buscar o que há de bom
nas próprias ações concretas do homem.''


Sobre esta ideia de Aristoteles, refletimos que não basta ter o conhecimento do que é bom ou do que é errado. É necessario a pratica, a ação.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 2009-11-12, 5:24 pm  Victor Hugo

Bom para começo de história todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência", o que lhe faz uma auto análise sobre suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.[size=9]
Sempre existem comportamentos humanos que são julgados como certo ou errado de fato. Embora relacionadas com o agir individual, essas ações sempre têm relação com a cultura de cada um que interferem diretamente, o que faz com que cada tipo de pessoa se relacione de acordo com o lugar onde vive.
A ética é basicamente uma opção que você faz diante as escolhas que devem ser feitas durante a vida.
Bom este é meu ponto de vista ...

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 2009-11-12, 5:36 pm  Victor Hugo

A esqueci de uma coisa ...

A ética no meu ponto de vista está diretamente relacionada a educação dada em casa, pelos pais, parentes, as pessoas mais próximas na verdade. O que irá influenciar nas escolhas de cada um em função da educação adquirida.



Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-12, 10:02 pm  Vinicim



Ser ético é agir direito, procedendo bem, sem prejudicar os outros. Cumprindo assim, com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda etc. ÉTICA é tudo que envolve honestidade, é ser digno em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, e antes de tudo respeitar ao próximo.
Aristóteles, reportando-se á Ética, destaca que sua idéia de felicidade alia-se à identificação do melhor governo, compreendendo-se este melhor governo como “aquele em que cada um melhor encontra aquilo de que necessita para ser feliz” (ARISTÓTELES, Tratado da política, p.45) Um Estado só pode ser feliz – nos termos de Aristóteles – caso se mantenha nele virtude e prudência. Na vida coletiva, assim como na conduta individual, Aristóteles entende o hábito como o grande princípio regulador da ação. Como sublinha sobre o tema Solange Vergnières, Aristóteles situa o ethos como o regulador, o princípio e o fim da conduta: “adquire-se tal ou tal disposição ética agindo de tal ou tal maneira... O caráter não é mais o que recebe suas determinações da natureza, da educação, da idade, da condição social; é o produto da série de atos dos quais sou o princípio. Posso ser declarado autor de meu caráter, como o sou dos meus atos” (Vergnières, 1999, p.105).

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-14, 4:05 pm  Dudinha

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-15, 12:43 am  Thata =)



Booom , como toodos nós sabemos e já mencionamos, ética é a filosofia moral , como uma reflexão sobre os valores morais .É a ciência da conduta , a parte da filosofia que reflete sobre os conceitos e os princípios que fundamentam a vida moral , bla bla bla. A moral , por sua vez ,é como um conjunto de ‘’regras’’ a respeito do bom ou do ruim .O sujeito moral, portanto ,está diretamente ligado a ética ,e nossa consciência moral é posta a prova toodos os dias , quando temos de tomar decisões que giram em torno de atitudes ‘’certas’’ ou ‘’erradas’’ . Paraa mim , uma das coisas mais difíceis que passamos é conseguir distinguir perfeitamente o bom do ruim, o justo de injusto,até porque , o que é certo para mim pode não ser o certo para você,como também já foi dito por aqui,isso é uma questão muito pessoal que vai dos valores de cada um,porém , não podemos nós esquecer que vivemos em uma sociedadezoona, pá e taal, então temos de saber conciliar o nosso ‘’certo’’, e associá-lo com aquelas atitudes que prezem o bem comum . As questões éticas muitas vezes estão associadas com aquelas que o direito também prescreve,como as leis e suas punições , por exemplo, ai com uma base já fica mais fácil . Pelo que estudamos em filosofia,para ser um sujeito moral temos de ser consciente de nós e dos outros , ser dotado de vontade controlando nossos impulsos (difíiicil!!), ser responsável ,e ser livre x.x.

Acho que já temos muuitas analises feitas por diversos filósofos aqui né, já ta bom di mais

Ahh , apesar de termos estudado ética em tudo quanto é coisa,eu acho realmente muito difícil falar dela x.x Então fico por aqui mesmo.
xD

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-16, 10:35 pm  Rafaela :)

A ética não é algo superposto à conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral. Idéias sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido definem a nossa realidade.

Em nossas relações cotidianas estamos sempre diante de problemas do tipo: Devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em que posso mentir? Será que é correto tomar tal atitude? Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida? Existe alguma ocasião em que seria correto atravessar um sinal de trânsito vermelho?

Essas perguntas nos colocam diante de problemas práticos, que aparecem nas relações reais, efetivas entre indivíduos. São problemas cujas soluções, via de regra, não envolvem apenas a pessoa que os propõe, mas também a outra ou outras pessoas que poderão sofrer as conseqüências das decisões e ações, conseqüências que poderão muitas vezes afetar uma comunidade inteira.

O homem é um ser-no-mundo, que só realiza sua existência no encontro com outros homens, sendo que, todas as suas ações e decisões afetam as outras pessoas. Nesta convivência, nesta coexistência, naturalmente têm que existir regras que coordenem e harmonizem esta relação. Estas regras, dentro de um grupo qualquer, indicam os limites em relação aos quais podemos medir as nossas possibilidades e as limitações a que devemos nos submeter. São os códigos culturais que nos obrigam, mas ao mesmo tempo nos protegem.

Smile

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-16, 11:07 pm  Camila Cristina

Oi pessoal!!
Todo homem tem um senso de ética,ou seja uma "consciencia moral",que está sempre sendo avaliado e julgado pela sociedade.Se suas atitudes estão certas ou erradas,se suas condutas são boas ou más.
O estudo da ética começou com os filosofos gregos há 25 séculos atrás.Hoje muitos sociólogos,psicólogos trabalham para que esse campo da ética cresça,procurando outros significados.
Para Eugênio Bucci,em seu livro Sobre Ética e Imprensa, descreve a ética como um saber
escolher entre "o bem" e "o bem" (ou entre "o mal" e o mal"), levando
em conta o interesse da maioria da sociedade.
Já Aristóteles,preocupa-se principalmente no ser humano a partir de dois fatores:a natureza da alma humana e pela realidade concreta,ou seja,no meio social.Enfim,a ética tem como finalidade o bem social.
Em nosso cotidiano,estamos sempre deparando com o uso da ética:Sempre devo falar a verdade?Será que é correto mentir nessa ocasião?Matar uma pessoa para salvar sua própria pele?São perguntas que devemos parar para refletir...
Beijos a todos!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-16, 11:10 pm  Camila Cristina

Oi pessoal!!
Todo homem tem um senso de ética,ou seja uma "consciencia moral",que está sempre sendo avaliado e julgado pela sociedade.Se suas atitudes estão certas ou erradas,se suas condutas são boas ou más.
O estudo da ética começou com os filosofos gregos há 25 séculos atrás.Hoje muitos sociólogos,psicólogos trabalham para que esse campo da ética cresça,procurando outros significados.
Para Eugênio Bucci,em seu livro Sobre Ética e Imprensa, descreve a ética como "um saber
escolher entre "o bem" e "o bem" (ou entre "o mal" e o mal"), levando
em conta o interesse da maioria da sociedade."
Já Aristóteles,preocupa-se principalmente no ser humano a partir de dois fatores:a natureza da alma humana e pela realidade concreta,ou seja,no meio social.Enfim,a ética tem como finalidade o bem social.
Em nosso cotidiano,estamos sempre deparando com o uso da ética:Sempre devo falar a verdade?Será que é correto mentir nessa ocasião?Matar uma pessoa para salvar sua própria pele?São perguntas que devemos parar para refletir...
Beijos a todos!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-17, 12:15 am  Thatá Bastos

Para mim,a ética vai muito além da sociedade,mas atinge diretamente a consciência das pessoas.Existem,é claro,diversos valores que a sociedade nos impõe,e que seguimos,mesmo não concordando.Acredito que ética é algo que todos conhecem,têm dentro de si,mas muitas vezes a enterram e fingem que isso nem existe.Porém,no fundo,tenho certeza que ela sempre se remexe dentro de cada pessoa.
Outra coisa importante relacionada a ética é a sua mudança em virtude da sociedade:coisas que antes eram totalmente anti-éticas hoje são consideradas normais (pra algumas pessoas).E assim a suposta ética que tanto fala a sociedade ''evolui''.Deste modo,volto a questão inicial,a ética não anda circulando por ai,mas anda dentro de cada um,escondidinha ou não,ela sempre está lá!


Não acredito num conceito fixo de ética,mas numa ética pessoal,que vai muito além do que o que os outros pensam.Talvez esse meu conceito de ética se difunda muito com o de consciência,mas acredito que não há ninguém melhor que ela para encontrar tal definição.Acredito que o ser humano,e QUALQUER ser humano tem total capacidade pra saber realmente quando algo que ele faz é bom ou ruim,para ele mesmo ou para o outro.


beijoos
;**

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-17, 10:11 pm  Rafaela Mansur

A Ética é modo de ser e o caráter das pessoas. É tudo aquilo que é bom
para o indvíduo e para a sociedade e é particular, própria de cada
cidadão. É agir com consciência e buscar sempre o melhor para si, sem
deixar de respeitar a dignidade e o espaço do outro. É seguir os
próprios valores e princípios, respeitando, também, as leis impostas
pela sociedade.
Agir com ética é necessário para conquistarmos uma convivência
harmoniosa, uma distribuição de direitos igual para todos. A ética é
necessária em todas as áreas, todos os âmbitos e em todos os lugares: na vida profissional, particular, social... É agir com justiça, sem nunca buscar beneficiar-se ou buscar privilégios à custa dos outros; é consquitar nossos objetivos por nós mesmos.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-18, 12:44 am  Karol

Bom, para amplicar um pouco o assunto:
A ètica pode se ramificar em diferentes áreas...
Um exemplo é a Bioética!

“Bioética é o estudo sistemático
das dimensões morais - incluindo visão moral, decisões,
conduta e políticas - das ciências da vida e atenção
à saúde, utilizando uma variedade de metodologias
éticas em um cenário interdisciplinar”.(Reich
WT. Encyclopedia of Bioethics. 2nd ed. New York; MacMillan, 1995:
XXI).

Questões como:


  • Aborto
  • Clonagem
  • Eutanásia
  • Ética médica
  • Transgênicos
  • Pesquisas com células tronco
  • Consentimento Informado
Promovem uma reflexão quanto ao valor da vida e ao comportamento das pessoas em relação á um assunto tão importate!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-18, 3:36 pm  Lorena Liboni

Do livro de filosofia:" A ética é entendida como filosofia moral, isto é, como uma reflexão dos valores morais. Éica é a ciência da condulta.É a parte da filosofia que reflete sobre os conceitos e os princípios que fundamentam a vida moral."
Para uma pessoa ser considerada ética, é preciso que ela seja um "sujeito moral", ou seja, que tenha consciência de si, seja dotada de vontade e autonomia, além de ser responsável por suas ações e se reconhecer como causa das mesmas. Entretanto, um indivíduo sem conhecimento das teorias filosóficas, responderia que ser ético é agir de forma correta, cuidar da própria vida, não falar mal de colegas próximos, respeitar a opinião alheia -inclusive quando discorda da sua- ser honesto, não trapacear, não humilhar. Enfim, agir de acordo com os valores que a sociedade valoriza.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-18, 3:57 pm  Lorena Liboni

Ética é um conjunto de valores morais que ditam a conduta humana na sociedade. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética, já que esta estuda os valores humanos que variam de pessoa pra pessoa, pois cada um tem seu próprio conceito do que é certo e do que é errado. O sujeito moral é o principal elemento de ética, e para ser considerado um deste,devemos ser dotados de vontade, livres e concientes,já que nossa consciencia é posta a prova todas as vezes que devemos tomar uma decisão,, e esta decisão pode interferir negativamente ou positivamente no meio em que vivemos. Acho que para sermos éticos devmos olhar um pouco pelo lado de Kant em " o imperativo categórico" ou seja, tomar nossas decisões de modo que esta possa valer para o universal.
=*

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-18, 7:02 pm  Camilla Gabriella

É muito importante ter ética, pois só assim você poderá julgar o que é certo ou errado. Não adianta você sempre dizer que uma determinada ação é errada se você não faz nada para muda-lá. Se você é ético, você tende sempre a procurar o lado certo das coisa/ações que você irá praticar; julgará se ela é certa ou errada; se não vai prejudicar ninguém e quais serão as consequências da mesma pra você!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-18, 7:48 pm  Matheus Sousa

Ser ético é importante pois isso nos dá a oportunidade de julgar o certo ou o errado, ou esse julgamento se torna mais facil, pois a partir do moneto de que você é uma pessoa ética, as pessoas que estão ao seu redor, comfiam mais em suas idéias, portanto ser ético é ser mais responsável.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-11-18, 7:55 pm  Matheus Sousa

Nós podemos ser mais éticos evitando seguir caminhos errados, ou que se julgam errados. mas para isso você deve reconhecer que nem todos ao seu lado tentam agir com ética. portanto seja ético na medida do possivel^^

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 2009-11-29, 8:32 pm  Convidad

Letícia Farnezes escreveu:A ética é um elemento vital na produção da realidade social: todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos. A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros, relações justas e aceitáveis.
Seria então uma espécie de teoria sobre a prática moral, uma reflexão teórica que analisa e critica os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.

Sócrates (470-399 a.C.) considerou o problema ético individual como o problema filosófico central e a ética como sendo a disciplina em torno da qual deveriam girar todas as reflexões filosóficas. Para ele ninguém pratica voluntariamente o mal. Somente o ignorante não é virtuoso, ou seja, só age mal, quem desconhece o bem, pois todo homem quando fica sabendo o que é bem, reconhece-o racionalmente como tal e necessariamente passa a praticá-lo. Ao praticar o bem, o homem sente-se dono de si e conseqüentemente é feliz.

Platão (427-347 a.C.) ao examinar a idéia do Bem a luz da sua teoria das idéias, subordinou sua ética à metafísica. Sua metafísica era a do dualismo entre o mundo sensível e o mundo das idéias permanentes, eternas, perfeitas e imutáveis, que constituíam a verdadeira realidade e tendo como cume a idéia do Bem, divindade, artífice ou demiurgo do mundo.

Aristóteles (384-322 a.C.), não só organizou a ética como disciplina filosófica mas, além disso, formulou a maior parte dos problemas que mais tarde iriam se ocupar os filósofos morais: relação entre as normas e os bens, entre a ética individual e a social, relações entre a vida teórica e prática, classificação das virtudes, etc. Sua concepção ética privilegia as virtudes (justiça, caridade e generosidade), tidas como propensas tanto a provocar um sentimento de realização pessoal àquele que age quanto simultaneamente beneficiar a sociedade em que vive. A ética aristotélica busca valorizar a harmonia entre a moralidade e a natureza humana, concebendo a humanidade como parte da ordem natural do mundo, sendo portanto uma ética conhecida como naturalista.



O post de leticia falou por mim, mais vou sintetizar isso com minhas palavras:
Eh complicado falar de etica sem falar de moral. Ambos se complementam e nao ter etica faz com que você tenha sua moral abalada.
Etica é uma especie de carater algo que todos temos, porem como tudo nesse mundo pode ser corrompida.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem   Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum