Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!
Fórum de Sociologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trabalho escravo no Brasil

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para baixo

17032009

Mensagem 

Trabalho escravo no Brasil - Página 5 Empty Trabalho escravo no Brasil




Very Happy Como vão integrantes do Fórum ?
Trago a tona uma notícia polêmica que o Fantástico veículou no Domingo passado sobre o trabalho escravo no Maranhão (Pesquisem sobre ela). Como vocês definem escravidão ? Quais as diferenças da escravidão da colonização para a atual ? O que as desigualdades sociais tem haver com esse sistema ? Como classificar socialmente esses trabalhadores ? O que nos podemos fazer para mudar isso ?

Estou adorando os debates ! cheers Parabéns!
Ah! Acalmem-se, em alguns momentos concordamos em outros discordamos faz parte do processo . O respeito é questão de ordem.
Abraços!
avatar
Tracy Christine
Moderador
Moderador

Feminino Número de Mensagens : 9
Idade : 51
Pontos : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Trabalho escravo no Brasil :: Comentários

wedsney

Mensagem 2009-03-24, 9:07 pm  wedsney

depois de ler coma mais atençao o que eu pude conclui nisso tudo q todos disseram foi q o Brasil deve melhorar o sistema educacional, essa é a grande verdade.

Ir para o topo Ir para baixo

Laissa

Mensagem 2009-03-24, 9:49 pm  Laissa

cheers aêêêê . entendeu o que eu quiz dizer *-* ! isso ai ! Temos que agir, é desumano continuar vendo isso sem fazer nada !

Ir para o topo Ir para baixo

Juliana

Mensagem 2009-03-24, 10:11 pm  Juliana

Tudo bem, o governo não toma atitudes significantes, a tal justiça é lenta e, muitas vezes, nada justa. Mas, meio a tanta estupidez, precisamos ter um alicerce, ou um ponto de apoio. E não dá pra negar que, se temos uma esperança para o fim da escravidão, essa com certeza é a Justiça. A população necessita de um apoio superior para que possa colocar os milhares de objetivos em prática. A denúncia é necessária. Não podemos pensar que a sua não fará diferença, porque faz SIM. Se cada um colocar a mão na consciência e LUTAR para com esse ideal, as coisas podem ir mudando, com certeza. Aqueles que são escravizados, muitas vezes se submetem a isso por terem filhos, esposa e, assim, obrigação de sustentar uma família, encontrando ali uma única forma de ser pago, por qualquer tipo de trabalho.

Ir para o topo Ir para baixo

Luis. G. Odara

Mensagem 2009-03-24, 10:38 pm  Luis. G. Odara

Concordo com a Juliana. Sem uma conscientização em massa não
será possível fazer nada. Temos que ser rápidos para tomar decisões, e ao mesmo
tempo nos não podemos ser radicais. O importante é criar empregos para estas
pessoas, e o trabalho escravo vai acabando gradativamente, pois, estes não
estarão mais dependendo daquele emprego para sustentar a si e a família.

Ir para o topo Ir para baixo

Vinicim

Mensagem 2009-03-24, 10:43 pm  Vinicim

Concordo em partes com a Laissa também, pois se continuarmos, não apoiando, mas ''aceitando'' essa situação quando que ela vai acabar? Estamos nos acostumando com acontecimentos como esses e achando que tudo está normal, precisamos dar um basta, e tudo tem seu preço, claro que se saírem de lá a suas vidas podem piorarem por não terem nem uma mínima renda fixa, mas isso pelo menos privará a entrada de outros nesse processo, talvez seus filhos possam entrar no lugar dos pais quando morrerem e aceitarem a mesma imposição, mas e se todos esses trabalhadores renunciassem certamente seus descendentes podem ter outra realidade, isso só depende da informação e indução das pessoas...

''NÃO SE PODE QUERER UMA REVOLUÇÃO SEM REVOLUÇÃO'' (Robespierre - 1792).

Ir para o topo Ir para baixo

Laissa

Mensagem 2009-03-24, 10:47 pm  Laissa

Sim Vinicius, se eles renunciarem essas condiçoes, os fazendeiros terão qe arrumar outra forma de ter trabalhadores,e o unico modo vai ser seguir as leis e dar melhores condiçoes a eles ! já que ninguem mais vai aceitar ser tratado daquela forma ! e os fazendeiros precisam do trabalho dos ''peoes'' tanto quanto os ''peoes'' precisam do trabalho, do dinheiro. então assim um ajudando o outro essa situação de escravidão e condiçoes subhumanas vai acabar !

Ir para o topo Ir para baixo

Camila Cristina

Mensagem 2009-03-24, 10:59 pm  Camila Cristina

Sim,concordo com a Juliana.Ainda mais aqueles que estão sendo escravizados,DEVEM lutar e garantir seus direitos.Mas,para que isso aconteça,a educação deve ter acesso a TODOS,independente de escola publica ou particular.Nós cidadãos, devemos saber quais são os nossos direitos e deveres a cumprir diante da lei.
E lutar, para conquistar nossos direitos, é necessário,sim.Mas como disse antes, devemos ter um alicerce,uma base (educação)para termos argumentos necessários para conseguirmos nossos direitos como cidadão para aí sim lutar dignamente e corretamente diante da lei brasileira.
É como aconteceu na Revolução Francesa,os jacobinos eram muito radicais e queriam mudanças e mais mudanças,fazendo uma Constituição,priorizando suas necessidades.Quando chegaram ao poder,não "deram conta",não tinham um domínio necessário para demanda da Revolução.Não tinham aquele conhecimento que era fundamental a eles para continuar no poder.
Devemos pensar nisso...
scratch

Ir para o topo Ir para baixo

Thuany

Mensagem 2009-03-24, 11:06 pm  Thuany

Joao eu não concordo com você não!
Eu acho que a denuncia é um meio sim de resolver, mas vamos pensar com mais caltela!
Será que denunciarmos estaremos fazendo a coisa certa? Porque pelo que vimos esse é o unico meio dessas pessoas
ganharem dinheiro! Se denunciarmos poderiamos esta jogando essas pessoas pra trabalhos piores como a prostituiçao,
o contra bando, o 'mundo' das drogas e outros meios mais 'faceis'!

O Lucas falou tudo! As pessoas não têm acesso ao 'mundo la fora'... Então não tem como eles ficarem sabendo como
eles podem valorizar o seu trabalho!

sobre a questao da educaçao, eu acredito que iria adiantar um pouco sim! Mas tambem temos que parar pra pensar
que se os 'donos' dessas pessoas iriam permitir! Que seria uma coisa bastante dificil! Ou melhor num é questao de
deixar e sim de efetivar o que o governo criar!

Nosso governo precisa juntamentamento com as pessoas escravizadas arrumar um meio de tira-las de la sem que
aconteça muitos danos, como exemplo a parca do dinheiro tao suado que ganhavam atravez da escravidao!
O governo tinha que arrumar meios pra que essas pessoas possam ter acessos as informaçoes atuais!

Nao é questao de aceitar essa situaçao e sim de pensarmos que antes de tomarmos qualquer mais qualquer decisao
mesmo, precisamos ter ja em mãos as soluçoes para os problemas! Nao acham!?

Ir para o topo Ir para baixo

Lucas Quintiliano

Mensagem 2009-03-24, 11:11 pm  Lucas Quintiliano

Pois é Laissa, tambem acho que devemos denunciar, mais o fato ja saiu na midia, portanto o Brasil todo ja esta por dentro de tudo e PRINCIPALMENTE as autoridades, se elas nao fizeram nada pra acabar com essa palhaçada .. paciencia e nao esquece que aqui é Brasil.
E se voce achar um jeito de 'denunciar', me fala beleza ?! Wink

Ir para o topo Ir para baixo

Laissa

Mensagem 2009-03-24, 11:23 pm  Laissa

Lucas , é facil !
Delegacia Regional do Trabalho : (82)3323 5264 / (82) 3337 4410 / )3337 4256
1. Divisão de Direitos Humanos da Polícia Federal
Telefones: (61) 3311-8270 ou (61) 3311-8705.

O Contato também poderá ser feito pelo endereço: ddh.cgdi@dpf.gov.br


O Ministério da Justiça garante sigilo da identidade do denunciante.

rsrs


Geente, não precisamos vivenciar essa cruel realidade !

Ir para o topo Ir para baixo

Luana

Mensagem 2009-03-24, 11:25 pm  Luana

Concordo plenamente com você Juh!

Todos chegaram a mesma conclusão. Que a justiça deve ser feita! Mas não temos JUSTIÇA quando estamos acomodados e paralisados diante de uma situação!

O que podemos esperar da justiça brasileira quando nos deparamos com esse tipo de situação? Um juiz, conhecedor das leis e quem deveria dar um exemplo de dignidade e compromisso com os direitos humanos se ridiculariza diante da população inteira, fazendo de seres humanos de objetos de uso. Já que não podemos esperar “boa coisa” dessa justiça impune, o que fazer?
Não podemos deixar cair no esquecimento esse conceito:
“Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de TODOS os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a idéia também de LIBERDADE de pensamento e de expressão, e a IGUALDADE perante a LEI.”


Esses escravos tem que tomar consciência de classe, reconhecer que fazem parte de sociedade que são livres perante a lei e que eles podem, concerteza, viver em melhores condições do que vivem.

Ir para o topo Ir para baixo

Luana

Mensagem 2009-03-24, 11:32 pm  Luana

Realmente Thuany!

E principalmente antes da gente achar isso um absurdo, as pessoas que vivem nessas condições tem que saber que elas podem melhoraR Exclamation

Ir para o topo Ir para baixo

Lucas Quintiliano

Mensagem 2009-03-24, 11:37 pm  Lucas Quintiliano

Valeu Laissa, mais primeiro agente tem que convecer muita gente a ligar e denunciar . Apenas uma denuncia nao fara muito efeito nao, eu acho ne ?! E continuo achando que as providencias que as autoridades tomariam nesse caso, já foram feitas porque foi um fato que saiu pra todo o pais ver entendeu ?!

Ir para o topo Ir para baixo

Rafaela Mansur

Mensagem 2009-03-24, 11:40 pm  Rafaela Mansur

É mesmo um absurdo que ainda exista trabalho escravo no nosso país, é revoltante saber que existem tantas pessoas que são exploradas e trabalham sem nenhuma condição. Acho que esse problema começa na má qualidade de educação no Brasil, onde muitas pessoas não tem oportunidade de estudar e, ao verem suas famílias passando por tantas dificuldades, buscam a última tentativa que encontram, o trabalho escravo. Acho que todos nós deveríamos denunciar e tentar acabar com isso, com toda a falta de dignidade e respeito que esses trabalhadores sofrem, que a Justiça deveria cumprir sua obrigação de dar fim a toda essa situação. Mas também é complicado, já que essas pessoas dependem desse trabalho escravo para sobreviver. Acho que nossa sociedade deveria sofrer uma grande reforma, a Justiça deveria passar a exercer suas funções, a educação deveria ser para todos, assim, todas as injustiças e opressões terminariam, enfim!

Ir para o topo Ir para baixo

Luana

Mensagem 2009-03-24, 11:45 pm  Luana

Rafaela Mansur escreveu:
Acho que nossa sociedade deveria sofrer uma grande reforma, a Justiça deveria passar a exercer suas funções, a educação deveria ser para todos, assim, todas as injustiças e opressões terminariam, enfim!


O díficil é isso acontecer né Rafinha?
No papel das leis brasileiras tudo é assim! Mas e na prática o que está acontecendo? Porque as pessoas acham que tem poder sobre as outras: What a Face

Ir para o topo Ir para baixo

Thuany

Mensagem 2009-03-24, 11:49 pm  Thuany

Que legal Laissa!
todos nos agaradecemos pela informaçao!
Mas como o Lucas falo somente uma pessoa não consiguira mudar o mundo! Nao é mesmo?
Em questao das providencias tomadas pelas autoridades eu acho isso pouco provavel porque nem sempre
quando a denuncia e feita pela TV as autoriadades tomam as devidas providencias! Podemos citar como exemplo aquele
hospital de BH(esqueci o nome), aonde foi feita a reportagem, ou melhor a denuncia, que depois de alguns meses
nenhuma providencia havia sido tomada!

concordo plenamente com a Luana!

Ir para o topo Ir para baixo

Vanessa

Mensagem 2009-03-25, 12:00 am  Vanessa



[size=12]Acredito que devemos sim denunciar manifestar nossa indignação com tamanho absurdo que é o trabalho escravo, mas devemos pensar que não basta apenas acabar com o trabalho escravo e pronto. É preciso incentivar valorizar o ser humano, fazer com que possam se sentir úteis e da mesma forma obtendo seu sustento de maneira humana.


Pois se não levarmos isso em consideração e apenas banir o trabalho escravo, concerteza as pessoas que sofreram exploração procurarão outras forma de obter seu sustento, de saciar sua fome, de sobreviver nesse mundo desigual e apelarão talvez por maneirar mais próximas á elas e de acordo com suas condições podendo se envolver no mundo do crime, da violência.

Por isso defendo; não basta APENAS denunciar, pois acabando com a exploração as pessoas procurarão outras formas aos seus alcances de obter dinheiro para o sustento seja da família ou de si mesmo.

É PRECISO SIM ACABAR COM ESSA ATIVIDADE ABSURDA E IMORAL mas juntamente com o FORNECIMENTO DE RECURSOS, INVESTIMENTOS de companhias nomeadas e responsáveis, governo, instituições e outros, em OPORTUNIDADE A ESSAS PESSOAS DE CRESCER E OBTER A ESPERANÇA DA MUDANÇA PARA UM FUTURO MELHOR.

[/size]

Ir para o topo Ir para baixo

Thuany

Mensagem 2009-03-25, 12:35 am  Thuany

Concordo com voce Vanessa! Devemos juntamente com pessoas do governo tertar solucuinar esse problema sem maiores danos! Pensar em um meio de coloca-las em um lugar aonde sao valorizadas e nao humilhadas!
Como eu ja havia falado se simplismente tirarmos esse modo de trabalgo delas, elas simplismente procuraram meios mais faceis de ganhar o dinheiro para o sustento da familia!




É PRECISO SIM ACABAR COM ESSA ATIVIDADE ABSURDA E IMORAL mas juntamente com o FORNECIMENTO DE RECURSOS, INVESTIMENTOS de companhias nomeadas e responsáveis, governo, instituições e outros, em OPORTUNIDADE A ESSAS PESSOAS DE CRESCER E OBTER A ESPERANÇA DA MUDANÇA PARA UM FUTURO MELHOR.


Falo pouco nessa parte mais falo bonito!

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 2009-03-25, 1:00 am  Victor Hugo

Shocked Que medo de vocês !! xD
Bom, pra falar a verdade eu acho que o trabalho escravo irá continuar existindo, e mesmo se sumir, essas pessoas que trabalham em siuação precária diariamente não vão mudar seu ambiente de trabalho de uma outra forma muito diferente, porque mesmo se for colocada ênfase nesse assunto, muitas dessas pessoas vão continuar trabalhando dessa forma e com apenas mais alguns benefícios irrelevantes que iram dar na mesma só pra não chamarem de trabalho escravo.Então, mesmo com denuncias, que já estão sendo feitas a muito tempo e não dão em nada praticamente, as pessoas que estão por trás dos trabalhos escravos vão se impor ainda mais para dar continuidade ao ato, porque eles lucram bem e não se preocupam muito na situação dos "empregados".

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 2009-03-25, 1:08 am  Victor Hugo

E eu acho que para deter a exploração dessas pessoas é preciso bloquear as fontes e as formas de alastramentos dos produtos dessas empresas responsáveis pelo trabalho escravo, fazendo com que os donos sejam obrigados buscar outras forma de ter lucro.

Ir para o topo Ir para baixo

Thuany

Mensagem 2009-03-25, 9:09 am  Thuany

Vitor por mais que achemos um meio de bloquear as fontes e formas de alastramento dos produtos que essas pessoas produzem, a nossa justiça e governo sao tao lentas que logo logo eles arrumaram uma forma de comeercializarem esses produtosde forma muito mais engenhosa! Para que consigamos mudar essa situação primeiro temos que fazer com que nosso governo seja mais eficiente em relaçao esse tipo de assunto! Se nao nunca iremos conseguir mudar esses absurdos que vemos todos os dias!






Razz

Ir para o topo Ir para baixo

Laissa

Mensagem 2009-03-25, 4:13 pm  Laissa

Thuuany, eu coloquei aquilo ali pra mostrar que é facil denunciar! tem vaarias meneiras, pra não termos desculpa de que não sabemos como fazer isso !
e eu sei que só uma pessoa denunciando não vai adiantar claro, mais temos qe concientizar as pessoas de que cada uma deve fazer sua parte, não devemos pensar : '' Como só eu que vou denunciar e isso não vai adiantar , eu não vo me dar ao trabalho de fazer isso " porqe se todo mundo pensar assim ,ai onde agente vai parar ? Cda um tem qe fazer sua parte !

Ir para o topo Ir para baixo

Vanessa

Mensagem 2009-03-25, 4:54 pm  Vanessa

Concordo que realmente cada um deve fazer sua parte, denunciar
manifestar a indignação à exploração entretanto é preciso mais .

Novas soluções com eficiência necessária para além de combater esse crime contra a humanidade, ajudar as pessoas vítimas da exploração a coseguir realmete seus direitos como ser humano, podendo ter a oportunidade de partipar e obter o tratamento perante a sociedade como tal.

Ir para o topo Ir para baixo

Mário Buzetti

Mensagem 2009-03-25, 8:29 pm  Mário Buzetti

Tópico fechado as 17:28, para avaliação das respostas.
Por favor, procure um topico mais novo e comente.

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem   Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos