Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!
Fórum de Sociologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desvios institucionais

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para baixo

07092009

Mensagem 

Desvios institucionais - Página 5 Empty Desvios institucionais




Olá, turma! Very Happy
Estou nesta terceira etapa valoizando ainda mais a participação de vocês. Nesta etapa o site terá três debates cada um será avaliado em 3 pontos! Participem ......
E o primeiro assunto é sobre o que seria para você um desvio institucional e se ocorre esse tipo de desvio no nosso país, exemplificando:
Bom trabalho a todos ! study
avatar
Tracy Christine
Moderador
Moderador

Feminino Número de Mensagens : 9
Idade : 51
Pontos : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Desvios institucionais :: Comentários

Hellen

Mensagem 2009-09-30, 8:41 pm  Hellen

Bom, eu concordo com a Mini,

pra que haja uma mudança é preciso acabar com essa acomodação,

mais isso tem sido muito difícil , as vezes porque na maioria das vezes caminho mais fácil seja ser “dependente “ de alguém ou até mesmo usar lados afastados do que é correto com o intuito de “ se dar bem “ .Acho que a partir do momento em que se resolvem os problemas "menores" , isso serve de estrutura para se resolver os maiores, ou seja

é apartir da mudança e consciencia de cada um a fazer o que é correto .

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 2009-09-30, 10:03 pm  Jean Augusto

mas por mais que desejemos qual a garantia de que não seremos os unicos
a cederem algo, enquanto os outros continuam a agir de forma
inconstitucional e a ter mais beneficios fazendo mais esforço.
É ai que entra o fato de que precisamos de leis mais "claras" e com pessoas que possam estar cobrando o cumprimento delas de maneira séria, a fim de impedir os desvios, e que alguns saiam beneficiados, vamos dizer, as custas dos outros que mudaram.

Ir para o topo Ir para baixo

Tailara

Mensagem 2009-09-30, 11:51 pm  Tailara

Bom....li alguns comentarios e realmente achei que os utimos fugiram muito do assunto proposto que no caso seria conceitua e dar um exemplo de desvios intitucionais, de acordo com o conhecimento e pensamento de cada um. Mas muitos se preocuparam apenas em se opor a opiniao do outro e se alto defender.
Realmente acho hipocrisia virmos aqui e falarmos de uma "siciedade melhor" que poderiamos adquirir com a mudanças de coisas pequenas em nosso cotidiano, sendo que muitos de nós nao nos reavaliamos sobre o que fazemos contra ou a favor das coisas que nos cercam. Nao estou aqui julgando ninguem , pois quem sou eu para julgar alguem, mas falar que "devemos mudar nossa mentalidade e assumir a responsabilidade de fazer pequenas mudanças em nossa vida" é banal, pois seria "falar por falar", pois realmente nao vejo mobilizaçao ou seja la o que for contra desvios em nosso dia-a-dia!
Quando digo que nao nos reavaliamos, digo no sentido de que viemos até aqui, falamos que isso ou aquilo é anti-ético, imoral, é um desvio, é errado,é isso, é aquilo, mas nao paramos pra perceber que nós mesmos cometemos esses erros, porque ninguem aqui é perfeito !
A questao da "cola" foi, na minha opiniao, terrivel aquela discussao de "quem é melhor que quem", pois foi o que transpareceu quando 1000 pessoas apedrejaram a Clara pela opiniao dela....e daí se ela cola e o Felipe nao cola...ngm estava discultindo isso...cola é um desvio institucional SIM independentemente de quem o cometa ou nao, e todos temos essa conciencia! É otimo saber que existem pessoa q preservam-se contra esses tipos de desvios, pois é um passo para ser bem sucedido no futuro, mas é uma questao pessoal!


Eu concordo com o fato de que mudando nossos abitos incorretos diarios, contribuiremos para que os problemas socias no Brasil possam vir a diminuir, mas os desvios sempre existirao, pois mundo perfeito, só na Disney !
Mas aqui embaixo somos indiretamente influenciados por quem esta la em cima....

Ir para o topo Ir para baixo

clara veiga

Mensagem 2009-10-01, 12:20 am  clara veiga

Realmente mesmo vendo vários pontos divergentes eu persisto em um , pois ele é a minha opnião , porque haveria de mudar isto ?
Venho aqui repetir isto , poís como vários vieram repetir que discordam de mim , venho informar de novo o que penso .
o meu ponto de vista é um ponto de vista que so denigre a imagem de nossa sociedade? engraçado , eu falei de uma coisa tao simples que é cola , vocês vem com 7 pedras dizendo sobre a imagem de toda uma sociedade!
É BANAL pessoa pensarem como eu? engraçado pensei que fosse voc KAROL que não julgasse a opnião dos outros, vejo que deve ter mudado seus conceitos ...
estou apta a ouvir sim a opinião de todos , mais quando disse que não preisava mais de dizerem que discordavam de mim , é porque u ja sei que a maioria discorda e quis poupa-los de ter que me passar essa informação novamente, pois isso não muda em nada minha visão desse ponto de vista!
é realmente KAROL , você exagerou a dizer a" deteriorização da nosa especie" , isso que eu não entendo nesse debate agente fala de cola a pessoa deturpa pra morte , agente fala de furar fila já vira sequestro a mão armada. . ai fica dificil expor a nossa PROPRIA OPNIÃO !

CONCORDO que ninguem deve apontar o dedo para o proximo , um olhar o outro , mais eu aponto o dedo si pra qualquer politico que passar na minha frente , corrupção acaba com nossas vidas , pode nao intervir muito na vida de alguns , mais grande parecela da sociedade se prejudica com isso .
Nos meus comentarios em momentos nenhum , volto a dizer isto para não vir mais ninguem dizer meu nome nesse saudoso debate , em momento nenhum eu disse que era afavor da cola , eu disse que era mei0o banal discutir de algo que "todos fazemos"! eu preferiria comentar sobre coisas que realmente existe pessoas dispostas a lutar sobre isso , a discutir e achar soluções para isso , pois se o caso da cola é um caso pessoal , como vocês mesmo disseram , sobre cola cada um deve rever seus conceitos e mudar a si proprio antes de acusar o proximo , então pra que falar sobre isso no debate se pra vocêsé um assunto individual ????


> " Concordo que desvios simples do cotidiano
como: ''furar a fila'' , ''colar em uma prova'' , se acabados, são
importantes para a construção de uma sociedade mais justa e
democrática, no entanto no meu ponto de vista não adianta nada acabar
com problemas 'banais' do cotidiano, se existe um grande problema
envolvendo termos muito maiores, o poder faz a cabeça dos que comandam
e virou rotina usar algo público para bens próprios. Acho que o que
devemos fazer antes de mais nada é participar mais
da política, saber o que ocorre de bom e de ruim, para depois sim,
poder cobrar e exigir mudanças."

concordo com a fala a cima do Vinicius e acho que ele soube explicar mais o que eu estava querendo dizer .

MAas , mudando de assunto , sobre o felipe de oliveira , acho engraçado a fala dele , pois ele me diz que acha importante cada um mudar sobre cola e me dizer que compra cds piratas , ue isso é discordar de um desvio e cometer outro , ai pra mim já não é de nada!
ele mesmo disse em uma fala dele que quando alguem compra um DVD pirata não vê o que esta fazendo , cometendo erros , que essa pessoa quando se toranarum adulto , se ele for politico , ele irá pensar que não terá nenhum problema se ele praticar nepotismo , ou mesmo se ele desviar algum dinheiro , por isso devemos educar nossa crianças ...



Mensagem Felipe de Oliveira o Dom Set 27, 2009 3:23 pm
Discordo totalmente de você Clara. São essas pequenas atitudes que faz com que o nosso país esteja nessa situação. Se todos cometerem pequenos erros, esses erros irão virar uma "bola de neve". Um jovem quando fura uma fila, quando cola, quando compra um DVD pirata e não vê que está comentendo erros, esse jovem quando se tornar uma adulto, se ele for político, ele irá pensar que não terá nenhum problema se ele praticar o nepotismo, ou mesmo, se ele desviar algum dinheiro. Por isso devemos educar nossas crianças desde cedo, para que no futuro elas se tornem um adulto melhor.




E logo depois ele comenta :

" Outra coisa, pode rachar de rir aqui, porque eu nunca colei. Furar fila? Seu eu tiver furado alguma vez, foi pouquíssimas as vezes. Agora, eu admito que compro produto pirata sim, já que os preços são bem menores. Pelo menos, eu tenho consciência de que isso é errado. E eu não vou mudar, provavelmente, como também ninguém da nossa geração irá mudar ... "!

ue FELIPE então pelo visto você também não poderá ser um politico de nossa sociedade não eé?
e você não faz nada pra mudar porque?
depois sÃO PESSOAS COMO EU QUE SE ACOMODAM COM ESSA SITUAÇÃO?

viu como é fácil julgar as pessoas???

Ir para o topo Ir para baixo

Pedro Carvalho

Mensagem 2009-10-01, 8:45 pm  Pedro Carvalho

Desvio institucional pra mim é tudo aquilo que o ser humano faz para sair beneficiado de alguma forma, e ele faz isso dentro de instituições como o estado. Um dos mais conhecidos desses desvios é o Nepotismo que é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho, assim pessoas que por mérito deveriam está nesses cargos são substituidas por outras que não sabem nada sobre o que estão fazendo mas assumem esse trabalho apenas pelos laços parentescos.

Ir para o topo Ir para baixo

Mayra16

Mensagem 2009-10-01, 11:25 pm  Mayra16

"O exame nacional do Ensino Médio, ENEM, foi adiado devido ao "vazamento"
de algumas questões do teste. Um homem procurou o jornal O Estado de
São Paulo para vender essas questões por R$ 500 mil
. O jornal então, entrou em contato
com o Ministério da Educação que verificou a veracidade das informações
e confirmou o furto da prova.

O ministro Fernando Haddad,
afirmou que necessitará de prazo de até 45 dias para a realização de
nova prova. Essa remarcação deve ser para novembro, para que não
prejudiquem as datas dos vestibulares, tampouco o resultado do Exame
que deveria acontecer em 8 de janeiro, mas acontecerá apenas para
fevereiro."

(Biografia: http://noticiasdatv.blogsome.com/2009/10/01/enem-adiado/)
Bom galera, este é um simples e claro exemplo de um desvio institucional, alguem tentando vendar a provaa do ENEM para um jornal de São Paulo, desviando uma lei, indo contra aos principios da sociedade.Isso é um absurdo, aii eu fico pensando o que leva uma pessoa a fazer isso ?

Ir para o topo Ir para baixo

Deborah

Mensagem 2009-10-02, 12:24 am  Deborah

Desde o início do debate até agora, varias definições foram dadas ao que seriam os Desvios Institucionais. Concluo, então, que os desvios institucionais são as formas de infringir regras aplicadas a uma sociedade. Vários exemplos já foram citados: nepotismo, clientelismo, pirataria e as polêmicas colas. Todos os exemplos são válidos e acredito que mesmo a menor e mais insignificante forma de ir contra as normas impostas não é algo que devemos nos acostumar, nem nos acomodar. Muitos colegas falaram do “jeitinho brasileiro” de se dar bem (em destaque a Raquel que, em minha opinião, fez uma excelente colocação). Em seu comentário, Raquel, destaca que ao furar a fila, o infrator não prejudica seus colegas, mas a si mesmo e constrói, assim, o mau caráter. Eu concordo em todos os sentidos. Os desrespeitos à “simples” regras nas escolas vêm acontecendo há muito tempo e vai passando de geração em geração, de tal forma que a violação a essas regras passam a ser encaradas pela sociedade com extrema naturalidade. Isso não deveria acontecer, pois é pelo fato das pessoas não acreditarem, que atitudes indevidas tomadas durante a formação dos indivíduos, sejam palpáveis para a construção de maus cidadãos, que torna a situação ainda pior. Os alunos saem das escolas achando que colar, “furar” filas, copiar deveres e trabalhos não sejam explicações plausíveis para justificar a situação, em que não só o país, mas todo o mundo está. Um recente exemplo já foi comentado pela Mayra: O vazamento do teste do ENEM. Segundo o Jornal Folha de São Paulo, uma pessoa tentava vender o teste por R$500.000,00. Será, então, que numa sociedade, em que uma pessoa se dispõe a pagar tal preço pelo gabarito de uma prova, não devemos nos preocupar com atitudes “simples” como as que eu já citei?! DEFENDO, ENTÃO, A NECESSIDADE DE UMA GRANDE REFORMA NA MANEIRA DE PENSAR DE NÓS SERES HUMANOS!

cheers

Ir para o topo Ir para baixo

barneybarros

Mensagem 2009-10-02, 12:59 am  barneybarros

ahh soh tem um jeitooo de resolver essa parada na politica!! geek

Desvios institucionais - Página 5 Cd221d9001975bebea8ace4

Ir para o topo Ir para baixo

Ícaro_Física

Mensagem 2009-10-02, 4:41 pm  Ícaro_Física

Desvios institucionais - Página 5 Sleep Boa Tarde!!!
É com a mesma revolta dos 4,1 milhões de estudantes que fariam a prova do ENEM, que expresso minha opinião. E para tanto, segue um trecho da reportágem feita pelo Jornal A Tarde (BA):
Depois de adiar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministro da Educação, Fernando Haddad, garantiu que a fraude na avaliação será investigada pela Polícia Federal. Em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira, 1º, Haddad disse que somente com impressão das provas o prejuízo chega a R$ 30 milhões. O Ministro da Justiça, Tarso Genro, foi acionado para que haja celeridade na identificação e punição dos culpados. O Enem aconteceria neste final semana para 4,1 milhões de candidatos em 1,8 mil cidades do Brasil. O adiamento foi anunciado depois de denúncias sobre o vazamento no modelo das provas.
Até o momento, os principais suspeitos do vazamento são os funcionários da gráfica que imprimiu as provas. Sabe-se que a empresa está localizada no Alphaville, na Grande São Paulo. O MEC, no entanto, não informou o nome da gráfica. Haddad afirmou ainda que o MEC possui um "banco de itens" que será utilizado para a elaboração de uma nova avaliação.
(Extraído de:http://www.atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=1245307, em 2 de outubro de 2009)
É revoltante saber que o dinheiro das inscrições e dos impostos pagos por nós, contribuintes, se transformaram em nada diante do acontecimento. O mais revoltante ainda é que ninguém viu nada, o que nos mostra a displicência com que essa prova é elaborada e o "sigilo" da mesma.
De maneira alguma estou inocentando ou condenando ninguém pelo ato, mas como vimos, a primeira suspeita é dos funcionários da gráfica. É como diz o conhecimento popular: "A corda sempre arrebenta do lado mais fraco!". E o Excelentíssimo Presidente da República disse mais cedo: "Sim, nós podemos!", mas será que temos esse poder todo???

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 2009-10-04, 12:46 am  Lincoln

Olá pessoal.
Desvios institucionais estao presente em todo lugar,tanto na política quanto na vida de um cidadão comum como qualquer um de nós.
Somos corruptos ao enganar o proximo,ou tambem quando mentimos para alguem afim de atender nossos interesses.
Não só no nosso país mais como em qualquer lugar do mundo,muitos cometem desvios institucionais.
Desde quando um cidadão comete uma corrupção,como o simples ato de um estudante copiar dever esta ocorrendo desvio institucional.E tambem desde quando um politico faz o uso indevido do dinheiro público esta ocorrendo desvio institucional.

Ir para o topo Ir para baixo

Edson Jr.

Mensagem 2009-10-04, 12:52 am  Edson Jr.

Demorou mais meu post chegou Desvios institucionais - Página 5 602415
Já que é um dos ultimos posts nada melhor que uma síntese de todas as ideias que já
fora divulgadas neste tópico...






  • O desvio institucional é
    todo ato que difere de um padrão estabelecido através de uma lei (no nosso
    caso uma constituição)

  • Em qualquer sociedade ele
    existe, como disse Durkheim "o crime é normal porque uma sociedade
    que estivesse livre dele é impossível".

  • No Brasil o mais conhecido,
    e comentado, deles é o praticado pelos nossos excelentíssimos políticos,
    que foram muito comentados pelos companheiros de fórum, mas também se
    encaixam no conceito de desvio constitucional, pequenas atitudes como
    "a cola", o "furar fila", o que nos muitas vezes entre
    nós é normal, além de muitos outros como furtos, assassinatos, estelionato,
    contrabando entre muitos outros.

  • É impossível evitá-los, mas
    é possível reduzir sua freqüência sendo o mais ético e imparcial possível
    em suas ações (na minha opinião uma coisa bem difícil, já que na maioria
    das vezes nos puxamos a sardinha pro lado que mais nos convém)





  • E por ultimo, todos ja realizaram um desvio(por menor que seja), ja que ningem é santo Desvios institucionais - Página 5 Lol
Desvios institucionais - Página 5 Charge10

kkkkkkk, mt boa Desvios institucionais - Página 5 Lol Desvios institucionais - Página 5 Icon_lolDesvios institucionais - Página 5 Lol Desvios institucionais - Página 5 Icon_lolDesvios institucionais - Página 5 Lol

Última edição por Edson Jr. em 2009-10-04, 10:57 am, editado 3 vez(es)

Ir para o topo Ir para baixo

Mário Buzetti

Mensagem 2009-10-04, 1:12 am  Mário Buzetti

Bom, não li os posts anteriores então minhas idéias podem se
coincidir com a de algum membro.
Os desvios institucionais são atos ilícitos feitos por pessoas, e podem ser dês
de coisas simples até atitudes monstruosas.
A palavra desvio já indica tudo, algo que não é comum, saiu do trajeto que
deveria percorrer. Portanto desvios institucionais podem ser dês de roubos, ate
atitudes que temos no dia a dia.
Tudo que contraria a ética de uma pessoa honesta teoricamente é um desvio.
Portanto cabe a cada um de nós nos enxergarmos antes de sair falando do outro.


Em nosso país o que mais tem é desvios institucionais, seja
na política, na escola...


Na política os roubos que todos tem conhecimento. E na
escola seja o ato de “pegar” algo emprestado por tempo indeterminado, entre
outras coisas.
Espero ter sido claro e coerente.

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 2009-11-29, 8:23 pm  Convidad

Bom na minha opinião, os desvios institucionais acontecem no nosso dia a dia a todo momento (o que acho que é um desrespeito a nos cidadaos)
Como muitos membros já falaram os desvios sao coisas que saem da normalidade e tomam um rumo que não é considerado o correto para a situação.
Gostei muito do exemplo de uns membros que nao lembro o nome (li rapido), sobre a cola. A cola é o começo de tudo, o roubar um objeto alheiro tambem é um começo.
Devemos nos policiar e mudar essa realidade nossa e de nosso pais.

Ir para o topo Ir para baixo

Mário Buzetti

Mensagem 2009-11-29, 8:33 pm  Mário Buzetti

Tópico fechado para avaliação das respostas.
Sem previsão para novos tópicos

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem   Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos