Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!

Desvios institucionais

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

07092009

Mensagem 

Desvios institucionais




Olá, turma! Very Happy
Estou nesta terceira etapa valoizando ainda mais a participação de vocês. Nesta etapa o site terá três debates cada um será avaliado em 3 pontos! Participem ......
E o primeiro assunto é sobre o que seria para você um desvio institucional e se ocorre esse tipo de desvio no nosso país, exemplificando:
Bom trabalho a todos ! study

Tracy Christine
Moderador
Moderador

Feminino Número de Mensagens : 9
Idade : 44
Pontos : 18

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Desvios institucionais :: Comentários

Mensagem em 2009-09-17, 6:20 pm  Daniel treteiro

Bem, desvio institucional nao esta presente apenas na politica,
esta em todo lugar.
Quando colamos em uma prova(todo mundo ja fez isso)ao copiar um dever
pra nao sa dar mal, ao comprar um DVD pirata entre outas açoes.
O engraçado disso é que quando fazemos isso nao achamos que é um desvio istitucional ,pois é um pequeno ato diante de tamanha falcatrua q ocorreno "brasil".Mas se pararmos para pensar,um desvio institucional é igual furtar ,quem furta uma bala furta qualquer coisa independentemente do valor ou tamanho.
Entao pense bem se vale ou nao apenas seguir a lei e ai sim poder cobrar dos politicos o que queremos, sem estar sendo falso consigo mesmo. " Uma açao vale mais do que mil palavras".[/quote]

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-17, 7:27 pm  Enaile Gabriella

Oi pessoal,

Bom como todos disseram, desvio institucional é um ato ilegal... Ele está presente em questões políticas, religiosas, sociais,etc.
Mas se pararmos para pensar, porque existe desvios? Acredito que existe por falta de ética das pessoas, a sociedade hoje em dia está com os valores trocados,tudo o que antes era ilegal, hoje é comum, quase todos fazem, as pessoas se acomodaram em ver atitudes que violam a lei, ao ouvirmos falar em corrupção, fraudes, nem nos importamos mais.
Concordo com a Emily,o mundo está "perdido" e cabe a nós, jovens, salvá-lo. Não podemos deixar que "estraguem" o nosso planeta tão maravilhoso, o que vamos deixar para nossos filhos e netos?

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-17, 10:00 pm  Mayra16

Oie Galera,

Bom, hoje durante a aula de sociologia estavamos refletindo quais os tipos de desvios institucionais, e todos buscavam temas longes e complicados, como o nepotismo o clientelismo entre outros.Mas para entender os desvios não é necessario ir muito longe pois dentro do ambiente escolar existe um exemplo muito simples que é a famosa "cola" como o Daniel cito.A "COLA" é considerada um desvio institucional, pois existe alguem que está desviando a lei escolar, sendo considerado um ato ilegal .

Mas descordo da Emily, quando ela diz " O bolo de dinheiro, o
DVD pirata e o dever copiado, acredito que não tenham nada a ver com instituições,
apesar de serem desvios ..." pois tudo isso citado no trecho acima é considerado um desvio intitucional concerteza, independente de acontecer dentro de uma instiruição ou não, pois são atos ilegais.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-17, 10:16 pm  Erikaa *

Concordo com todo mundo que disse que desvios institucionais estao no mais simples dos nossos atos para passar por cima de regras com um unico objetivo de apenas satisfazer nossos interesses ... mas tb eu acho q fica muito facil ficar aqui julgando esses desvios e essas atitudes de corrupção q TODOS nos temos, ficar falando dos politicos que roubam, que beneficiam poucos por interesse, que procuram sempre um espaço na lei pra pode sair impune, sendo q no final das contas saindo de casa nos tomamos atitudes ,que dada as proporções, se assemelham a toda essa corrupção politica, afinal os politicos sao o reflexo do povo; sao os nossos representantes, são eleitos por nós mesmos. Dessa maneira antes de cobrarmos atitudes corretas dos nossos governantes devemos TER essas atitudes.
Eu acho de certo 'sinismo' dizer que o Brasil nao vai pra frente por causa dos politicos corruptos, pq a verdade é que nos somos pequenos politicos corruptos qdo colamos na prova quando nao estudamos, quando fazemos um dever apenas para nao sermos punidos, quando copiamos o dever de uma pessoa que ficou a noite inteira fazendo e nao fizemos pra poder dormi mais um pouquinho. quando fazemos um 'caixa dois' com o dinheiro q nossos pais da para o lanche,... dentre taaaaaantas outras coisas que NÓS fazemos pensando apenas nos nossos beneficios e nao nas regras q devemos seguir da sociedade.
E assim, devemos repensar se esses pequenos desvios intitucionais realmente sao pequenos.. pq esses pequenos em grande quantidade se tornam maior doq podemos imaginar.

E para que possamos cobrar desses nossos representantes devemos agir melhor, devemos saair da famosaa teoria que todo mundo pode fazer, e iir para a pratica que poucos sao capazes de fazer... pra pode mudar de verdade tudo isso !

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-18, 6:52 pm  Emily Reis

Mayra , gostaria de te esclarecer que o que eu disse foi que essas atitudes são desvios siim, mas nao institucionais ! A palavra DESVIO é que define o ilegal, mas INSTITUCIONAL diz respeito ao que ou a quem o desvio é feito ( e isso eu perguntei pra Tracy na última aula de Sociologia ! ) .. E corrigindo, o DVD pirata é siim institucional porque vai contra as leis do Estado ! Já o bolo de dinheiro e a cola são desvios MORAIS !

PS : Galera, para não haverem mais enganos como este, por favor, esclareçam bem O QUE É desvio INSTITUCIONAL ok ? Obrigada ! =)

Gostaria também de aproveitar o que a Enaíle falou sobre a comodidade da sociedade em relação às ilegalidades e falcatruas descaradas que acontecem, e transcrever um trecho do texto que saiu no Jornal Cultura e Comércio ( é de NL tá gente ? ) essa semana na coluna "Histórias e Mensagens para Pensar" :


" A RÃ COZIDA
... Imagine uma panela cheia de água fria, na qual nada, tranquilamente, uma pequena rã. Um pequeno fogo é aceso embaixo da panela, e a água se esquenta muito lentamente. Pouco a pouco, a água fica morna, e a rã, achando isso bastante agradável, continua a nadar. A temperatura da água continua aumentando. Agora, a água está mais quente do que a rã pode apreciar; ela se sente um pouco cansada, mas não se amedronta. A água se torna realmente quente, e a rã começa a achar desagradável, mas está muito debilitada; então suporta e não faz nada. A temperatura continua a subir, até quando a rã acaba simplesmente cozida e morta.
Se a mesma rã tivesse sido lançada diretamente na água quente, com um golpe de pernas teria saltado imediatamente da panela. Isso mostra que, quando uma mudança acontece de um modo suficientemente lento, escapa à consciência e não desperta, na maior parte da vezes, reação alguma, oposição alguma, ou alguma revolta. Se nós olharmos para o que tem acontecido em nossa sociedade há algumas décadas, podemos ver que nós estamos sofrendo de uma lenta mudança no modo de viver, para a qual nós estamos nos acostumando. Uma quantidade de coisas que nos teriam feito horrorizar há 20, 30 ou 40 anos atrás, foram pouco a pouco banalizadas, e hoje apenas incomodam ou deixam completamente indiferente a maior parte das pessoas ... "

Enfim, para não fugir do assunto, vamos relacionar este texto com a política (( que está sendo tão discutida nesse fórum )) ...
Por que vocês acham que ainda ninguém encontrou uma solução para tirar definitivamente os políticos corruptos do poder ? A sociedade se acomodou com o problema ... Todos sabemos quantas revoltas coloniais tivemos no início do Império Brasileiro (( até mesmo antes disso )), em que os colonos ou mesmo o povo brasileiro, se sentindo INCOMODADOS com determinadas atitudes imperiais, se rebelaram, de alguma forma, fosse pacífica ou violenta, para tentar mudar a situação; quantos fazendeiros se puseram contra o Império quando seus interesses foram ameaçados ! E nós ?
Não é porque somos agora um país 'independente' que temos que abaixar a cabeça e nos acostumar com o que nos incomoda ou prejudica .. Vivemos numa democracia (( pelo menos deveríamos )) e temos o direito de nos pronunciar em busca daquilo que acreditamos, da forma que acharmos conveniente ! Até mesmo casos que AINDA não fazem parte da nossa realidade; já que, um dia, por acaso, pode chegar a fazer ... São direitos do cidadão de uma democracia !

Gente, sei que muitos de vocês têm consciência de tudo isso ... mas outros não ! Aos desavisados .. ACORDEM ! =/

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-18, 8:38 pm  Hellen

. . . concordo com a Japa,

" Para que possamos cobrar desses nossos representantes devemos agir melhor, devemos saair da famosaa teoria que todo mundo pode fazer, e iir para a pratica que poucos sao capazes de fazer... pra pode mudar de verdade tudo isso ! "

na verdade isso é um desvio de conduta, e isso vem crescendo harmoniosamente
com as gerações atuais, por exemplo, a mentira/manipulação está presente na sociedade
a fim das pessoas obterem um "lucro", privilégio e etc;

Dando uma de Joaquim( professor de sociologia)... na novela caminho das indias, que tinha aquele menino zeca, o seu pai era um advogado e por mais que seu filho estivesse errado ele sempre deu o "jeitinho brasileiro " de se safar e camuflar o filho da justiça. ISSO acontece muito na sociedade,
e vem crescendo muito, e para que haja mudança é atitude/ etica /conduta de cada um;


Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-18, 11:03 pm  Mayra16

Bom Emily,

O que você disse realmente acabou ficando meio confuso ao meu ver, mas isso acontece até nas melhores familias .
Mas fez bem ao se corrigir aqui na pagina de debate do site.

P.S.: Para mim desvios institucionais estão mais do que ESCLARECIDOS ok? =D

Aproveitando queria ressaltar que o exemplo ciatdo pela Hellen foi muiito bem colodo, pois essa parte da novela nos mostra claramente o desvio institucional dentro da politica. Otimo exemplo novelera (rsss)!

Até mais Galeraa .

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-19, 1:07 am  Luis Cadavid

Concordo com a Hellen estamos todos aqui metendo o pau na politica,porque é o que tem de pior em nosso pais de desvio.E esquecendo de outros exemplos de desvios,como ela mesma disse,em relaçao as igrejas e o Daniel dando exemplos de nosso proprio cotidiano.Onde vivemos e nao enxergamos que um simples ato possa ser um desvio.
Acabei de ver os videos da Hellen,como comentei no primeiro momento,é brincadeira a situação ate mesmo da religião em nosso país.E nós aqui acreditando no que falam e nos iludem sempre!
Mas continuamos parados e só escutando.E até mesmo agindo errado,quando fazemos um dos desvios falado pelo Daniel.Mas com tantos problemas,esses nossos desvios nao chegam nem ao pé do que nossos políticos e até mesmo a religiao fazem!
Entao temos que lutar pelos nossos direitos e nao ficarmos parados aqui!
Abraço a todos

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-19, 10:56 pm  Rafaela Mansur

Desvios institucional é tudo aquilo que vai contra às leis de
determinada instituição, tudo aquilo que é errado de acordo com o que
foi determinado. Esses desvios estão mesmo mais próximos de nós do que
pensamos e, se pararmos para pensar, cometemos muitos deles no nosso
dia-a-dia. Quando se fala em corrupção, logo pensamos na política
brasileira, no Senado, no mensalão, nos atos secretos. Nos acostumamos
a ver tanta barbaridade e tanta mentira nos nossos representantes, que
eles se tornaram sinônimo de corrupção mesmo. Mas quem os colocaram lá
fomos nós. Enquanto nós não pararmos de agir feito em eles no nosso
cotidiano, não teremos direito nem força para julgá-los, recriminá-los.
Por exemplo, o Sarney, que é mostrado todo dia na tv, por tudo que ele
faz de errado... nós acabamos nos acostumando com isso e, por isso, ele
continua lá no poder. A mudança começa por nós! Só vamos ter uma
política melhor e mais justa, quando a sociedade mudar também.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-20, 3:41 pm  Luana

Concordo com os comentarios...

Mas vou tentar mostrar os desvios institucionais que estão na nossa frente e vemos como algo normal.
Quando copiamos um para casa, furamos a fila do lanche, quando um ladrão rouba algo, ou alguem discrimina um pessoa pela cor de sua pele ou por alguma deficiência.....esses são exemplos de desvios que acontecem embaixo de nossos olhos a todo momento.

Criticar os politicos é muito fácil, o difícil é assumir que nós temos culpa e que comentemos os mesmos erros que eles.....
E fica uma pergunta....O que estamos fazendo de diferente dos políticos para que nos possamos falar deles???

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 2009-09-20, 8:31 pm  Míriam

Isso mesmo Luana!!!
A ética precisa aflorar em cada um nós! Devemos ter autonomia e iniciativa para lutar pelos nossos direitos para nosso própio bem e o bem geral.Se buscarmos dentro da nossa própria individualidade adotar uma conduta coerente com nossos valores, nossos princípios e aplicá-los em nosso meio de convívio(casa, escola, clube, etc) estaremos começando uma manifestação,que não precisa ser aquela de gritar nas ruas eexigir nossos direitos,mas sim aquela que talvez seja a mais eficaz,que remoldará os costumes outrora esquecidos a partir dos exemplos que influenciarão na vida de cada componente da sociedade Tal qual uma semente de esperança que cai em solo fértil, o solo da discórdia e da putrefação!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-20, 10:24 pm  Luciana Maria



É DIFICIL ENTENDER, MAS A SOCIEDADE CORROPE OS SERES QUE ESTÃO INSERIDOS NELA, SENDO QUE TODOS NOSSOS ESTAMOS SUJEITOS A PROVOCAR DESVIOS INSTUCIONAIS.

É CLARO QUE NENHUMA NAÇÃO APRESENTA UMA POPULAÇÃO ÉTNICA ABSOLUTAMENTE HOMOGÊNEA.

UMA SITUAÇÃO AINDA QUESTINADA SERIA O CUSTUME DE AGIR COM JEITINHO BRASILEIRO, MUITAS VEZES PERDENDO A MORALIDADE E A ÉTICA, ATRIBUINDO ESSAS AÇÕES A QUALQUER PESSOA. MAS PODEMOS MUDAR ESTA SITUAÇÃO PRATICANDO AS PRIMEIRAS NOÇÕES DE CIDADANIA, CONQUISTADO COM UM MOVIMENTO LENTO E TERMOS A CONSCIÊNCIA DA PROPORÇÃO DAS NOSSAS ATITUDES.

SENDO QUE O MUNDO DEU MUITAS VOLTAS, ONDE CAÍRAM BARREIRAS, REFERÊNCIA, MITOS E MUROS, NOS ESPELHAMOS EM PESSOAS QUE ASSUMEM AÇÕES QUESTINAVEIS, DEMONSTRA A SITUAÇÃO ATUAL BRASILEIRA.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-20, 10:54 pm  Felipe de Oliveira

Ô gente, assim, concordo com todos vocês que não podemos falar muita coisa dos políticos, já que nós também cometemos muitos desvios no cotidiano. Mas aqui, eu estava lendo o livro de Sociologia e lá tinha um box no qual fala que é impossível ter uma sociedade sem desvios. Assim, eu concordo, é realmente impossível. Mas eu acho que a situação brasileira já está uma calamidade. É muito comum observer esses desvios. Todos os dias os jornais falam da corrupção dos políticos. Então como é mpossível ter uma sociedade sem desvios, eu acho que devemos reduzir consideravelmente esse número. Se mudarmos um pouco o nosso jeito de pensar, respeitando as leis, o número de desvios diminui, já que sabemos que nem todos cooperam para o bem da nossa sociedade.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-21, 12:36 am  Débora Mini

Concordo com todos. E também acho impossível viver em um mundo sem desvios,como disse o Orfanó, todo homem tende a priorizar a si mesmo diante dos outros, logo se ele necessita ele irá realizar um desvio, todos nós faríamos isso. Mas tem situação que já é irritante,(voltando então à política) no sistema político brasileiro desviar já virou hábito,e o pior, os brasileiros também já se acostumaram...Por isso, devemos nos corrigir primeiro,para depois corrigir os outros, assumir nossos erros é o primeiro passo para resolver esse problema.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-21, 12:48 am  Débora Mini





Achei que essas tirinhas representam muito bem o que ocorre hoje em dia na política brasileira e a reação dos brasileiros diante desse fato. :p

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-21, 6:51 pm  Raquel Ferraz

Bem, é inegável que para nós, brasileiros, não há exemplo melhor do que a política na hora de ilustrar desvios institucionais.
Mas como a maioria daqui ainda não é eleitor, vamos tentar trazer o assunto para mais perto de nossa realidade, afinal é muito fácil para nós agora julgar e apontar defeitos na política, uma vez que quem pos aquele pessoal lá não foi a gente. É muito fácil achar defeitos nos outros, mas é difícil reconhecer esses defeitos em nós mesmos. Como já foi dito anteriormente, a corrupção política é apenas uma das formas de desvio, talvez a principal, mas não a única.

O famoso "jeitinho brasileiro" de se dar bem, com certeza, é conhecido por todos aqui. Um exemplo disso, de aluno para aluno, seria furar a fila na hora do lanche. Para quem pensa que o maior dano causado é o atrazo do lanche de alguns colegas igualmente esfomeados, estão enganados. Com a prática desse tipo de ato, por menor que seja, nós nos acostumamos a tirar proveito de situações diversas, e isso pode vir a construir um mal caráter no futuro.

Temos que nos lembrar que nós, em muito breve, seremos os responsáveis por aqueles que vamos colocar no poder. E que, acima de tudo, é extremamente incoerente e absurdo cobrar deles algo que nem mesmo nós fazemos. É hora de começar a mudar nossos princípios!

p.s.: Adorei as charges, Débora, mandou bem!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-21, 7:03 pm  Marcela

De acordo com o pensamento de Durkheim desvio institucional é tudo aquilo que foi lhe instituido o errado e a pessoa vai la e faz.
Os politicos como SARNEY e Renan Calheiros por exemplo cometem muitas coisas erradas e alem de tudo estam duplamente errados por estarem representando o povo.O comportamento deles nao se aplicam ao conceito de sujeito moral.
Nao concordo com o que a Mayra disse, pois os exemplos citados por ela pra mim sao desvios morais e nao institucionais !

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-21, 7:17 pm  Lucas Quintiliano

Concordo totalmente com Marcela, o desvio institucional ,não importa se é moral ou imoral ( na maioria das vezes é imoral), é tudo aqui que voce a partir do momento que faz algo ilegal, esta praticando esse tipo de desvios. E um fato que muito de nos, habitantes desse pais, que tem o poder de votar, pratica é o desvio institucional, pois agente 'escolhe' o nosso representante e se ele pratica esses desvios, nos tambem. É essa a minha visao sobre a politica brasileira !

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-21, 10:58 pm  Emily Reis

Mas Cella, a Mayra já afirmou que, pra ela, o conceito de desvios institucionais já estão mais que esclarecidos ! Então deixa ela .. =/
Ps .: Se tiver feito alguma diferença pra voc o que não entendeu a respeito do que eu escrevi Mayra, e eu puder ajudar ! =)

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-21, 11:16 pm  Emily Reis

Só de Sacanagem - Elisa Lucinda

"

Meu coração
está aos pulos!



Quantas
vezes minha esperança será posta à prova?



Por quantas
provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam
entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para
educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles
e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso
mais.



Quantas
vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?



Quantas
vezes minha esperança vai esperar no cais?



É certo que
tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a
mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.



Meu coração
está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha
mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás",
"Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu,
minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que
escutar.



Até habeas
corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha
pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado
interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo
sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.



Só de
sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo
rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou
confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar
limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente
consegue ser livre, ético e o escambau."



Dirão:
"É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio
de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito,
ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser,
vai dar para mudar o final!
"


Gente, eu, particularmente, sou fã da Ana Carolina ! E em um dos DVDs dela, ela lê esse texto da Elisa Lucinda; que eu achei que tem tudo a ver com o tema do nosso debate ! Pros meninos da minha sala, não sei se vocês se lembram, mas na apresentação de um trabalho de Sociologia no ano passado eu passei essa parte do DVD .. =)
Bom, na verdade, acredito que esses texto é tudo o que cada um de nós, brasileiros devemos colocar em nossas cabeças para entender melhor o que está acontecendo em nosso país e poder fazer alguma coisa para mudar !



Gente, leiam os textos .. pode ajudar em alguma coisa !

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-21, 11:45 pm  Karol

Bom, vale lembrar das relações de clientelismo....
No qual se recebe uma ajuda pelo voto!
Quando se tocou neste assunto na sala de aula, alguns de imediato falaram que isso é errado.
Porque seria errado???
Se votamos em tantos políticos que nem sabe que nós existimos.!
Não quero dizer que sou a favor de práticas ilegais não, somente que devemos saber
o que estamos fazendo.. afinal o que decidimos hoje, pode se espelhar de maneira drastica no futuro!

Como disse Newton Cardoso: " Eu Roubo mais eu faço"
Se ele realmente faz alguma coisa, melhor assim...
Do que muitos que iludem a sociedade com falsa mascara!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-22, 12:05 am  Isabella Estefania

Quando se fala em desvios institucionais o que vem em nossa mente primeiro é a questão política. Contudo, como muitos ou todos disseram, não há somente essa questão a se analisar quando é proposto esse assunto.
Gostei muito da posição da Raquel sobre o assunto, principalmente quando ela fala do 'jeitinho brasileiro' de se dar bem, mais um motivo para encararmos a realidade. Essas práticas estão do nosso lado e tem gente que ainda se finge de cego!
"Temos que nos lembrar que nós, em muito breve, seremos os responsáveis por aqueles que vamos colocar no poder. E que, acima de tudo, é extremamente incoerente e absurdo cobrar deles algo que nem mesmo nós fazemos. É hora de começar a mudar nossos princípios!"
A Karol citou o clientelismo e, realmente, esse foi mais um assunto que gerou 'polêmica' na sala de aula, porque uns acham errado e outros certo essa prática. O Clientelismo é caracterizado pela troca de favores e de presentes, tendo como objetivo o apoio político. Concordo com Karol quando ela levanta a questão 'Porque seria errado?' Acho muito fácil as pessoas sairem julgando outras que fazem o uso dessa prática para se beneficiarem de alguma forma. Na verdade, enquanto há aqueles que se propõe a ajudar, mesmo que de forma 'errada', é melhor que aqueles que usam da política para se promoverem, se fazem de 'bons moços' e, pelas costas, aproveitam para abusar do poder. Exemplos de políticos assim estão por toda parte. Agora fica a dúvida, é melhor ser 'sincero' com seus princípios ao se declarar proposto a negociar com o eleitor ou permanecer com a máscara da pouca vergonha e enganar os eleitores?

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-22, 1:10 am  Paula

Bom gente, cheguei um pouco taarde, mas deu pra fazer algumas 'conclusões' .

Deu pra ver que todo mundo entrou no consenso de que os desvios não são só aqueles que ocorrem no senado, com aqueles que governam nosos país. Nós, apesar de criticarmos duramente a corrupção que ocorre lá, e o modo com que as pessoas ferem a ética, acabamos no fim das contas fazendo, mesmo que em proporções menores, o mesmo. E um dos exemplos mais citados é a cola né, constantemente presente.
Porém, gostaria de ressaltar uma questão :

Por que razão nós conseguimos perceber os desvios de nossas rotinas,as coisas erradas que fazemos e mesmo assim continuamos a fazer? Todo mundo aqui falou da cola, de furar a fila.. pode ser que nem todos façam isso, mas aqueles que fazem, e mesmo assim criticaram e mostraram que é um desvio, vão parar de fazer ? Vão deixar de copiar um para casa não feito, de pegar uma questão de prova com um colega que estudou mais que você e portanto merece os pontos ?

E então, caimos no mesmo ponto dos outros comentários . Não adianta nada reclamarmos daquilo que não está em nossa responsabilidade, daquilo que depende de outras pessoas e que de alguma forma nos antinge, porque nós mesmos não fazemos por onde- tá tudo errado desde as nossas bases, nossos valores mais inciais. Pra alguem que cola na escola, que faz um 'caixa dois' com o dinheiro dos pais, que copia um dever, chegar no futuro e fazer coisa de dimensões maiores, não é nada dificil.
A mudança de tudo isso, pode acabar vindo de nós mesmos.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 2009-09-22, 5:45 pm  Felipe de Oliveira

Concordo com a Paula. Também estava pensado a mesma coisa hoje na escola. Percebo as pessoas furando filas e copiando para casa como se fosse uma rotina, de tão acostumadas que essas pessoas estão (falo em relação a escola inteira). Muita gente está aqui criticando as pessoas que fazem isso. Grande parte dessas pessoas só criticam, já que na dia-a-dia não cumprem nada que falam, e continuam cometendo os mesmos erros.
São esses pequenos erros, que fazem as pessoas, no futuro, trapacearem, cometerem desvios maiores.

Por isso eu acho que para fazermos uma sociedade melhor e menos corrupta (já que é impossível uma sociedade sem desvios), devemos educar as pessoas desde cedo. Se a criança aprende que é errado cometer desvios, mesmo que bobos, como copiar um para casa, ela irá se tornar uma pessoa melhor. Por isso acho que o papel do professor é muito importante. Ele irá educar a criança, junto aos pais.

Só assim para o mundo melhorar.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 2009-09-22, 8:16 pm  Camyla Lacerda

Concordo plenamente com a Paula. Se os desvios não são cometidos apenas pelos políticos e pessoas do poder, porque não começarmos por nós ? Que também cometemos desvios, por mais pequenos que sejam. E quando reparamos, vemos que só continuamos com os tais desvios porque eles nos favorecem de alguma forma e que ao comete-los não sofremos nenhuma punição por isso.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem   Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum