Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum de Sociologia
Seja bem-vindo ao nosso fórum!!!!
Caso ja tenha registrado clique em Login, caso contrario Registre-se!!!
Fórum de Sociologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Direitos Humanos e classes sociais

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para baixo

25032009

Mensagem 

Direitos Humanos e classes sociais - Página 6 Empty Direitos Humanos e classes sociais




Debatedores,
Alguns temas permitem diversas versões e mesmo vários conflitos.
Os temas anteriores serão bloqueados, nenhum participante poderá fazer seu comentário nos mesmos. Os textos escritos nos debates anteriores permanecerão no site apenas para consulta!
Estamos agora com um novo tema de debate : Os Direitos Humanos e as classes sociais!

Espero que os debatadores analisem os direitos humanos e a dificuldade de sua prática no nosso país e em outras nações como África, Oriente Médio (...).
As abordagens devem partir das diferenças de classes sociais no Brasil e também de diversos conflitos existentes em outros países causados pelas desigualdades internas e externas (nações que motivam por interesse pessoal esses conflitos)

Volto a parabenizar os forumeiros ! E desejo um ótimo debate a todos ! I love you
avatar
Tracy Christine
Moderador
Moderador

Feminino Número de Mensagens : 9
Idade : 51
Pontos : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Direitos Humanos e classes sociais :: Comentários

Cristiane Silveira

Mensagem 2009-04-01, 1:18 am  Cristiane Silveira

Thatá, com certeza todo brasileiro sabe que se sua vida não está melhor é porque existe corrupção, injustiça e exclusão social, sabe que a pobreza não é fruto de um "desejo Divino", mas sim da desigualdade, na qual poucos têm muito e muitos pouco.

Mas o que a maioria dos brasileiros não sabe é COMO se defender. Eles - e até nós, que nos julgamos esclarecidos - não sabemos de todos os nossos direitos, assim como o Luís disse.
Vou dar um exemplo para que todos possam entender quando falo que muitas vezes o problema é a falta de informação:
Foi divulgado no começo de março desse ano que mais de 600 mil pessoas que têm direito ao PIS não o sacaram na Caixa Econômica. O PIS é um salário mínimo pago a cada trabalhador que ganha até dois salários mínimos médios anuais. Mas aí muitos e muitos trabalhadores não sacam esse abono, e por quê?
A resposta é simples: muitos nem sabem que têm esse direito!! E a grande parte dos que sabem ficaram sabendo por onde??? Pela TV!!! (respondendo ao que a Lorena comentou) A maioria esmagadora dos brasileiros tem TV em casa, pois ela nesses últimos anos passou de um simples aparelho doméstico para um membro da família. Tem TV na favela, no campo, no meio da Amazônia, no sertão. E as pessoas mais pobres que não têm acesso ou interesse por jornais escritos, revistas ou internet, têm na TV o único ponto de informação e conscientização.
Portanto, a informação é uma ferramenta de democracia, uma vez que só se luta por um direito quando se tem consciência que ele existe!

PS: Ainda tem um detalhe a se acrescentar: a massa, mesmo tendo um meio para se informar, busca na programação apenas novelas, Big Brother, Silvio Santos, Casos de Família, entre outras bobagens que passam por aí...

Ir para o topo Ir para baixo

Rafaela Mansur

Mensagem 2009-04-01, 9:52 pm  Rafaela Mansur

Erm, os direitos humanos deveriam
ser iguais para todos, independentemente de classes sociais e raças. Todos deveriam
ser iguais perante a Lei e a Justiça, mas todos nós sabemos que não funciona
assim mesmo. Quem está em uma classe mais baixa, não tem condições de garantir
seus direitos, talvez por falta de informação. Concordo com a Cris, quando ela
diz que sem a consciência da existência desses direitos, as pessoas não tem condições
de lutar por eles, de exigi-los. Mas acho que existem muitas pessoas que se
acomodam com a situação e, mesmo sabendo de seus direitos, não se importam.
Acho que a nossa Justiça falha tanto, que algumas pessoas acabam por desistir
de lutar pelo que tem direito, por acreditar que não adiantará nada, que será
em vão. Talvez, por isso a situação do Brasil esteja tão ruim, porque nós nos
acostumamos rápido demais, deixamos nos acomodar com as piores situações e
esquecemos que somos cidadãos que tem direitos e deveres.

Ir para o topo Ir para baixo

Thuany

Mensagem 2009-04-01, 10:38 pm  Thuany

Mayra, pesso mil desculpas pois acho que me expressei de formal ruim! Concordo com você plenamente! Concoro que os nossos jovens nao possuem oportunidades para que consiguam sair desse meio e como eu disse acabam caindo na criminalidade, aonde eles sabem que iram conseguir o seu dinheiro todos os dias! Você nao acha? E quando flei nso fato deles "crescem" na sociedade por meio dessa criminalidade! Nao estava querendo izer de forma social e sim financeira tanto que coloquei a palavra entre aspas!

Pesso-le desculpas novamente por me expressar mal!

Ir para o topo Ir para baixo

wedsney

Mensagem 2009-04-02, 12:00 am  wedsney

agente fala que a culpa é da regiao onde o cara mora , do governo do trafico, mais depende muito da pessoa, tem muita gente q se deu bem atreves do trablho dro, e veio do mesmo lugar que o bandido.

Ir para o topo Ir para baixo

Luis. G. Odara

Mensagem 2009-04-02, 6:08 pm  Luis. G. Odara

O lugar onde vivem influencia sim, e muito no modo de pensar, afinal, é justamente a divergencia das condições de vida que nos tornam em parte tão diferente deles.
Acho que devemos ter mais cuidado em falar sobre o que a população de baixa renda pensa ou não. Afinal, diferente deles temos o acesso a informção e a outros conhecimentos que muitas vezes eles desconhecem. E, a verdade é que, nos simplesmente não sabemos o que eles pensam, por isso não acredito que possamos realmente nos imaginarmos em seus lugares, muito menos decidir um rumo para suas vidas, pois talvez o que achemos o que eles queiram não seja a verdade.
Aqueles que realmente desejam crescer vão conseguir, idependente do que fazamos. Exemplos são os modelos de vida temos em nosso proprio meio. A unica ajuda que podemos e devemos fazer é dar a essas pessoas informação, para que caiba a elas decidirem por si so.

Ir para o topo Ir para baixo

Breno Luiz

Mensagem 2009-04-02, 6:32 pm  Breno Luiz

Odara eu so concordo com você em algumas coisas cara... É verdade que muitas vezes o lugar onde que a pessoa mora influencia, as más condições de vida... Mas não é so por isso que uma pessoa vai virar criminosa, marginal, tanto que existem muitas pessoas que são ricas e roubam como os corruptos... E também cara so por que no meio onde uma pessoa habita diz que ela so pode ser uma coisa, quer dizer que ela tenha que virar aquilo...Exemplo: uma pessoa mora na favela. So por que ela mora na favela ela vai virar traficante, criminosa??? Mas é lógico que não. E eu acho que o que mais importa para uma pessoa se ela quer crescer na vida, é ter força de vontade, para poder superar todos os desafios, mesmo ela morando na favela, num bairro pobre, no interior e etc... E eu acho que não cabe a nós darmos informações a eles e sim eles buscarem as informações, irem atras, por que nesse mundo ninguém consegue nada de mão beijada, tudo prontinho, tem que correr atras e se virar.

XD

Ir para o topo Ir para baixo

Patrícia Fibonacci

Mensagem 2009-04-02, 6:49 pm  Patrícia Fibonacci

Concordo cum vc Breninhu....

Não só o lugar onde a pessoa mora mais tbm a familia dela tambem influencia no crime....
tipo, no inicio quando o filho de um casal pobre e tals entra no crime, a familia (muitas vezes) é contra,briga,bate,ameaça...mas com o tempo, quando os pais percebem que aquilo que o filho esta fazendo esta gerando uma renda um pouco maior dentro de casa,eles passam a incentivar...mesmo conhecendo que é errado... Laughing

Ir para o topo Ir para baixo

Patrícia Fibonacci

Mensagem 2009-04-02, 7:00 pm  Patrícia Fibonacci

Uma das coisas que o governo tem feito para ajudar a tirar estes jovens desse mundo do crime,é a criação de intituiçoes para jovens carentes onde proporcionam a estes jovens estudos,empregos e investem na música(orquetras),jogos(futbol,volei,natacao),danças(ballet,samba,jass),lutas(kung fu,capoeira),em fim tudo isoo com a intencao de ocupar o dia a dia do jovem,retirando o mesmo da RUA.

Outra coisa é a formacao de mais empregos para que estes mesmos jovens possam ganhar dinheiro para sua sobrevivencia de forma a nao precisar mais roubar...

That's it... Razz

Ir para o topo Ir para baixo

wedsney

Mensagem 2009-04-02, 8:03 pm  wedsney

eu descordo do odara e concordo com o breno e a paty... e odara eu nao falei que lugar nao influencia, mais que nao podemos culpar somente o lugar onde ele mora

Ir para o topo Ir para baixo

Breno Luiz

Mensagem 2009-04-02, 8:19 pm  Breno Luiz

É... eu concordo com o Paty.... O governo tem que investir na educação, fazendo com que os jovens tomem o caminho certo e assim seria poupado muito dinheiro com presídio e coisas do tipo.
^^

Ir para o topo Ir para baixo

Mayra

Mensagem 2009-04-03, 12:01 am  Mayra

Concordo com o Brno e o Odara, acho que se o governo investir na educação fazendo com que os jovens se interresem pelos estudos e invistem no futuro e nos seus sonhos, deixando a criminalidade e a bandidagem de lado !

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 2009-04-03, 8:04 pm  Thais Emeline

Like a Star @ heaven Todos, de qualquer classe social ou categoria profissional, são titulares de direitos humanos fundamentais. Isso na teoria. Em todo lugar não existe igualdade .
E o Brasil, também como é sabido, é campeão mundial na modalidade desigualdade, mas com algum requinte. Assim, e por exemplo, na partilha dos recursos públicos o tratamento desigual é feito com sofisticação, seja para favorecer alguns, seja para prejudicar outros.se faz escolhas públicas que levam em conta, quase milimetricamente, os interesses grupais e até mesmo particulares. Quando convém, se procura agradar certas classes e categorias. E quando não, se as desagrada. Like a Star @ heaven

Ir para o topo Ir para baixo

wedsney

Mensagem 2009-04-04, 1:51 am  wedsney

agente falo falo falo.. e desvio do assunto..... a thais fala tudo que preciva para no quesito conceito...fasso dela as minhas palavras.

Ir para o topo Ir para baixo

Patrícia Fibonacci

Mensagem 2009-04-04, 10:23 am  Patrícia Fibonacci

Wedsney...NÃo desviamos o assunto, apenas resolvemos mostrar por outro lado o que são direitos humanos e como sao feitos na pratica...

Porque se o governo investise mais na educação,(criando novos meios do jovem e ate mesmo de adultos crescerem na vida e adquirirem conhecimento sobre seus atos)Todas as pessoas sejam elas pobre ou ricas, conheceriam seus direitos e apartir disto poderiam revindica-los.
A pergunta,"Mas como conseguiram pagar advogados para tal causa??"
Tendo estudos as chances de alguem conseguir um emprego digno, com uma renda descente, é muito grande.e mesmo que nao consiga pagar um advogado,com o dinhiro ganho(pois tem outrs prioridades tais como comida,agua,luz...)existem orgaos públicos que estao ali justamente para isto...

Enfim...Acho que é isso... What a Face

Ir para o topo Ir para baixo

Patrícia Fibonacci

Mensagem 2009-04-04, 10:25 am  Patrícia Fibonacci

De qualquer forma nao dexo de concordar com a thais...!! Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

Luis. G. Odara

Mensagem 2009-04-04, 6:51 pm  Luis. G. Odara

Acho que voces não entenderam exatamente o que eu quiz dizer, eu disse que o meio em que uma pessoa vive influencia sim, mas em nenhum momento disse que era o bastante para que um jovem entre para o crime. Disse que, nesse ambiente, e sem outras condições para que possam crescer, eles faram o uso deste metodo.

Por isso, é necessaria a criação de projetos que mostrem a essas pessoas que existem outras formas de vida mais gratificantes que o crime. Como uma educação de qualidade, o uso de esportes, etc. E, acredito tambem que esses projetos não devem apenas se restringir a adolecentes e crianças, mas tambem adultos (como oficinas tecnicas, empregos de qualidade,...), pois, são em seus pais que os jovens buscam valores e os exemplos que os guiaram a essa nova forma de vida.

Ir para o topo Ir para baixo

wedsney

Mensagem 2009-04-04, 7:41 pm  wedsney

bom se vc coloca nesses termos, intao ta bom. Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

Breno Luiz

Mensagem 2009-04-04, 11:58 pm  Breno Luiz

assim também concordo com você Odara... ^^

Ir para o topo Ir para baixo

Matheuzinho

Mensagem 2009-04-05, 12:20 am  Matheuzinho

Tambem concordo com o Odara.Ja na criação de projetos,é ai que esta o problema Odara,esses projetos não estão chegando a todas as pessoas que precisão,assim deveriam ter mais projetos para que pudesse atingir toda essa população.

Ir para o topo Ir para baixo

Celt

Mensagem 2009-04-05, 3:23 pm  Celt

Ahh esse trem de direitos humanos e mto relativoo ..
pois tem gente q se deixa influenciar.... mto ligado as classes sociais tipo tem mta gente q pensa "eu sou rico eu sou superior ao pobre ele tem q me obedecer " e a maioria se deixa influenciar por isso !
direito todo mundo tem so q certas pessoas se limitam e "abaixa a cabeça" diante dos mais favorecidos...isso e mo limitação de uma pessoa pois todos tem os mesmos direitos como saude ... educação.... e sei la mais ,ahuahauahjuahaha

acho q fiko paia isso ae mais e isso q eu penso haha

abs pra todos

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 2009-04-05, 8:14 pm  Míriam

Concordo com o Odara,
Se uma pessoa viver cercada de violência ela pode ser influenciada por ela!Etbm concordo que deveriam promover projetos que dessem apoio p/ que essas pessoas continuem trabalhando, estudando, etc, alem da prática de esportes tanto p/ adultos quanto p/ jovens evitando q eles entrem no crime!!! cyclops

Ir para o topo Ir para baixo

Laissa

Mensagem 2009-04-06, 5:41 pm  Laissa

Cooncordo com o Odara, as pessoas entram pro meio do crimee por conviveer com aquilo sem instrução de que há outras formas de viver !

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 2009-04-06, 7:14 pm  Camyla

Também concordo com o Odara. Tem que criar projetos tanto para as crianças e adolescentes quanto para os pais, porque se os adolescentes estão como estão é por causa da influencia dos pais, que com certeza devem ter as mesmas atitudes que seus filhos.

Ir para o topo Ir para baixo

Mário Buzetti

Mensagem 2009-04-07, 8:38 pm  Mário Buzetti

Tópico fechado as 17:38, para avaliação das respostas.
Por favor, procure um topico mais novo e comente.


Última edição por Mário Buzetti em 2009-04-22, 11:43 pm, editado 1 vez(es)

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem   Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos